4 frutas que ajudam a melhorar a qualidade do sono

Foto: photopixel | Shutterstock

A falta de sono, ou insônia, pode ser causada por diversos fatores, como estresse, excesso de estímulos e consumo de alimentos estimulantes. Felizmente, a natureza nos oferece aliadas poderosas para combater esse problema: as frutas. A seguir, o nutricionista Alessandro Mascarenhas, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, indica opções que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Veja!

Foto: photopixel | Shutterstock

1. Banana A banana é rica em triptofano, um aminoácido que o corpo utiliza para produzir serotonina, que depois se transforma em melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono. Além disso, conforme dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), contém 31 mg de magnésio a cada 100 g de banana, mineral que relaxa os músculos e acalma o sistema nervoso.

Foto: khnpord | Shutterstock

2. Maracujá O maracujá contribui para a melhora do sono devido aos compostos bioativos presentes em suas folhas e frutos. Entre esses compostos estão flavonoides, alcaloides e glicosídeos, que atuam no sistema nervoso central, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse, principais fatores que prejudicam tanto o início quanto a manutenção do sono.

Foto: UnBranded | Shutterstock

3. Maçã Também rica em magnésio, cerca de 15,3 mg a cada 100 g, conforme dados da TBCA, a maçã contribui para o relaxamento muscular e do sistema nervoso, favorecendo um sono mais tranquilo e reparador. Além disso, contém antioxidantes e fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos que podem interferir na qualidade do sono.

Foto: CardIrin | Shutterstock

4. Kiwi  O kiwi faz parte das frutas cítricas e possui leve ação antioxidante, ajudando a reduzir o estresse oxidativo no organismo, que pode interferir na qualidade do sono. Além disso, é rico em vitamina C, serotonina e fibras, nutrientes que contribuem para a regulação do ciclo do sono.

Foto: Yellyana | Shutterstock

Incluindo frutas na rotina Segundo Alessandro Mascarenhas, essas frutas podem ser incluídas na última refeição do dia, contribuindo tanto para a nutrição quanto para o relaxamento antes de dormir. No entanto, a quantidade ideal de cada fruta e a frequência de consumo devem ser individualizadas e orientadas por um profissional de nutrição.

Foto: Subbotina Anna | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: photopixel | Shutterstock