10 hábitos para ajudar a prevenir a pressão alta

Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa e sem cura. Ela pode ser causada por diversos motivos como obesidade, consumo excessivo de sal e tabagismo. No entanto, a boa notícia é que ela pode ser prevenida com medidas simples no dia a dia. Confira!  

Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock

1. Pratique atividade física

A atividade física é um dos melhores métodos para manter o corpo saudável e, quando se trata de pressão alta, não é diferente. A prática regular ajuda a reduzir a pressão arterial e melhora a função do sistema cardiovascular, favorecendo o sistema imunológico.

Foto: Pressmaster | Shutterstock

2. Reduza o consumo de sal

Segundo a nutricionista Elaine Pavosqui, o sal puxa a água, ou seja, retém líquidos. "Com isso, o sangue fica mais ‘viscoso’ e com maior dificuldade de passar pelos vasos sanguíneos. Esse aumento crônico da pressão dentro dos vasos leva à hipertensão arterial".

Foto: Melica | Shutterstock

3. Limite a ingestão de álcool e cafeína

Tanto o álcool quanto a cafeína são bebidas que podem aumentar significativamente os níveis da pressão, porque estimulam o sistema nervoso e a liberação de hormônios que causam o estreitamento das artérias e um aumento na frequência cardíaca.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

4. Mantenha uma dieta saudável

A nutricionista Flávia da Silva Santos explica que as frutas contém substâncias com propriedades antioxidantes que participam da manutenção da boa circulação sanguínea, protegendo contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares associadas à hipertensão. 

Foto: Anton Vierietin | Shutterstock

5. Controle o seu peso

O excesso de peso está frequentemente associado a uma série de fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial, resultando em hipertensão. Portanto, manter um peso saudável pode ajudar a prevenir a doença.

Foto: lithian | Shutterstock

6. Durma bem

Dormir bem oferece vários benefícios para a prevenção da pressão alta, incluindo redução do estresse e controle hormonal. Do contrário, "aumenta a fome e a irritabilidade, eleva os níveis de pressão arterial, a frequência cardíaca, a taxa de glicemia e reduz o poder de concentração e memória", alerta o nutrólogo Dr. Carlos Portela.

Foto: LightField Studios | Shutterstock

7. Não fume 

O tabagismo está associado a diversos problemas de saúde, como estreitamento dos vasos sanguíneos e inflamação crônica nas paredes das artérias e, mesmo que você não fume, os males causados pela substância também podem te afetar se você  ficar muito tempo exposto à fumaça do cigarro. 

Foto: MikhailPopov | Shutterstock

8. Consuma alimentos ricos em vitamina D 

A vitamina D possui efeito vasodilatador, o que ajuda a reduzir a resistência ao fluxo sanguíneo, e é rica em propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação na parede das artérias.

Foto: Yulia Furman | Shutterstock

9. Cuide da saúde mental 

O psiquiatra Ariel Lipman, explica que situações estressantes fazem parte da vida, mas é preciso ficar atento, além de realizar atividades que ajudem a descontrair, como encontrar amigos, fazer exercícios e terapia.

Foto: Rain Art | Shutterstock

10. Visite o médico regularmente

Realizar consultas periódicas com o médico é importante não somente para quem já tem a doença, como também para quem deseja prevenir. Isso porque a prática ajuda a detectar precocemente qualquer aumento da pressão arterial, possibilitando a intervenção antes que a hipertensão se torne um problema mais sério. 

Foto: Roman Chazov | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: andreswd/iStock