Sua relação pode estar sendo destruída por phubbing; entenda o que é

Termo se refere a pessoas que "esnobam" parceiros para ficar no telefone

Foto: Wavebreakmedia

Você faz e não sabe

Não é de hoje que passamos a gastar horas no telefone, inclusive quando estamos na companhia de outras pessoas. Mas você sabia que o comportamento de ignorar alguém para ficar no celular tem nome? É Phubbing, do termo em inglês “phone snubbing”.

Foto: Boris Jovanovic

Prejudicial

Um estudo recente publicado na revista Computers in Human Behavior, de uma de psicólogos da Turquia, descobriu que casais que "trocam" o parceiro pelo celular têm menor satisfação no casamento do que os que não fazem.

Foto: nd3000

Estudo

Os pesquisadores criaram um questionário sobre o uso do telefone e escutaram 712 pessoas sobre o assunto, quase meio a meio entre homem e mulher. A idade média dos entrevistados era de 37 anos.

Foto: fizkes

Destrutivo

Não precisa de muita comprovação científica para concordar que ignorar o parceiro é um hábito nocivo para a relação. Veja alguns efeitos desse padrão comportamental à relação:

Foto: PeopleImages

Desconexão

De acordo com a pesquisa, esta atitude pode levar à desconexão do casal, além do surgimento de emoções conflitantes entre a dupla.

Foto: PeopleImages

Briga, briga, briga

Phubbing causa desentendimentos entre os parceiros e brigas relacionadas ao uso excessivo do telefone. A tensão pode ser provocada por sentimentos de abandono ou pela ideia de que o telefone é mais importante do que a relação.

Foto: Jorge Aguado Martin

Escapismo

Para muita gente, redes sociais, jogos e internet são maneiras de fugir das responsabilidades do dia a dia. Isso, é claro, cria mais discórdia nos relacionamentos.

Foto: Juanmonino

Rejeição

Além disso, phubbing pode fazer com que as pessoas se sintam inferiores, solitárias e isoladas – justamente o contrário do que buscamos em uma relação.

Foto: LittleBee80

Como evitar?

A resposta óbvia é: desligando o celular. Tente estabelecer um acordo com seu parceiro dos momentos em que o uso do aparelho é permitido, deixa claro a insatisfação e dialogue sobre o incomodo. Caso não haja saída, procure ajuda de psicólogo.

Foto: izusek

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Mahdi Bafande