Você se sente culpado ao descansar?

Existe até um nome para essa sensação: o que é "descanso culpado” e como lidar com esse sentimento

Foto: Lazy_Bear

Jornadas abusivas

Trabalhar sem parar pode nos levar à exaustão, isso não é nenhuma novidade --inclusive, pode nos deixar doentes. Desde janeiro de 2022 o burnout é considerado uma síndrome crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foto: Jecapix

Sintomas

Insônia, cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça frequente, alterações no apetite, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança e alterações repentinas de humor estão entre os sintomas dessa síndrome.

Foto: RealPeopleGroup

Culpa

Ainda assim, mesmo que saibamos a importância física e mental, muitas vezes nos sentimos culpados ao descansar. Sabe aquela sensação de que, ao invés de aproveitar um momento de lazer, deveríamos estar fazendo "algo relevante”? Pois é, tem um nome pra isso.

Foto: PeopleImages

Será que sofro disso?

"Descanso culpado" é uma expressão informal para aquele sentimento ruim que sentimos ao desligar do mundo e fazer alguma atividade que não gera nenhum ganho financeiro ou intelectual.

Foto: PeopleImages

A importância do descanso

De acordo com um estudo da Microsoft, o ser humano só consegue se manter atento por oito segundos em média. Por isso, fazer pausas, repousos e descansos é não só importante para saúde mental, como também necessário para que recuperemos a atenção.

Foto: Daniel de la Hoz

Ministério do Descanso

Foi pensando na importância do descanso que a empresária Maíra Blasi criou a consultoria Subversiva com foco em transformação organizacional e, mais recentemente, lançou o movimento “Ministério do Descanso".

Foto: Pyrosky

Descanse enquanto eles trabalham

"A gente não visualiza o descanso como algo necessário para a própria existência humana. Vemos como um privilégio, como uma recompensa. Essa culpa existe, porque parece que, ao desligar, você está quebrando um pacto social de que a gente precisa se esforçar muito pra evoluir pra conseguir as coisas e pra conquistar", diz Maíra.

Foto: miniseries

Exercícios de descanso

Ver o descanso com maus olhos, porém, é prejudicial à saúde. Por isso, a especialista sugere que – mais do que rever nossos ideais -- precisamos aprender e ressignificar os momentos de pausa.

Foto: JLco - Julia Amaral

Desligue

"Gente cansada não faz revolução”, brinca Maíra, que reforça o valor do ócio para a criatividade, por exemplo. Segundo ela, incluir atividades de lazer na rotina, começar um novo hobbie e praticar exercícios físicos podem ajudar a rever o modo como vemos o descanso.

Foto: skynesher

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Dima Berlin