Como alergias podem afetar a sua saúde mental

Ainda que nenhuma pesquisa tenha comprovado a tese (ainda), vários estudos avaliam relação. Entenda

Foto: iStock

Snif snif

Nariz escorrendo, olho irritado, coceira, espirros... ninguém merece crise alérgica, muito menos as sazionais. Com o crescente número de pessoas sofrendo com o transtorno, cada vez mais estudiosos têm se dedicado a pesquisar esta condição e suas consequências.

Foto: razyph

Saúde mental

Principalmente o impacto das alergias na saúde mental. Que as alergias sazonais podem causar transtornos de humor, irritação e dificuldade de dormir isso não é nenhuma novidade; o que preocupa agora é saber a relação entre a condição e doenças mentais.

Foto: Wavebreakmedia

Ansiedade e depressão

Estudos nos Estados Unidos, por exemplo, sugeriram que quem sofre de alergias tem cerca de uma vez e meia mais chances de ter depressão maior, particularmente entre as mulheres. Outras pesquisas também descobriram que a rinite alérgica está associada a um alto risco de ansiedade.

Foto: AnnBaldwin

Casos

Em um teste com camundongos e ratos feito na Universidade de Maryland, pesquisadores expuseram os narizes dos roedores a alérgenos e depois dissecaram seus cérebros. Os roedores não apenas mostraram sinais de ansiedade, mas os estudiosos também descobriram um aumento na produção de citocinas em seus cérebros, bem como níveis mais altos de um hormônio do estresse.

Foto: dragana991

Nada comprovado

Contudo, a comunidade científica ainda hesita em relacionar as duas coisas. Em entrevista para o New York Times Dr. David A. Gudis -- do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia – disse que a relação entre alérgenos e transtornos de humor “é realmente pouco reconhecida, não apenas na população em geral, mas até mesmo entre os profissionais de saúde”.

Foto: vitapix

O que causa?

Enquanto as consequências e subconsequências ainda não são claras, vale tratar a causa. Amanda Brioschi, médica alergista do Hospital Felício Rocho, explica que as as alergias são respostas do sistema imunológico a substâncias geralmente inofensivas, chamadas alérgenos.

Foto: Image Source

Estilo de vida

"A predisposição genética é um dos importantes fatores. Outro fator são o ambiente e o estilo de vida. Fatores como estresse, tabagismo passivo, dieta inadequada, uso excessivo de antibióticos e anti-inflamatórios também podem desempenhar um papel no desenvolvimento de alergias", pontua a médica.

Foto: AnnBaldwin

Alergias respiratórias

A médica reforça que as alergias respiratórias são muito prevalentes no Brasil devido às condições climáticas tropicais e à presença de alérgenos no ar. "A rinite alérgica, caracterizada por espirros, coriza, coceira nasal e obstrução nasal, atinge quase metade da população brasileira", diz.

Foto: Svetlana Parnikova

Como tratar

Rotsen Caetano Frade, professor na Faseh, explica que o tratamento varia de acordo com o tipo de alergia. “No caso de alergias respiratórias geralmente o melhor jeito é através de medicação, principalmente com corticoide", esclarece o médico.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: PeopleImages