O que é nosofobia?

Claudia Ohana contou que tem a fobia em entrevista para revista "Quem"; saiba mais

Foto: Reprodução - Instagram @ohanareal

Entenda melhor

Também conhecida como ansiedade gerada pelo medo de adoecer, a nosofobia é o medo de ficar doente. O medo irracional pode levar a cuidados médicos, já que é um distúrbio de sintomas somáticos.

Foto: Uday Mittal - Unsplash

Fobia desde criança

Claudia explicou que a nosofobia a acompanha há muitos anos. "Não sou hipocondríaca. É medo de ficar doente. Mas eu sempre fui assim, desde pequena."

Foto: Reprodução - Instagram @ohanareal

Medo constante

A atriz disse que não vai ao hospital há muito tempo. “Uma vez estava pingando sangue do meu nariz, já pensei: estou com um tumor cerebral, vou morrer agora.”

Foto: Reprodução - Instagram @ohanareal

Impacto no dia a dia

Esse medo é algo comum e pode trazer impactos na vida de quem sofre. A pessoa pode ficar ansiosa com frequência e sentir desamparada.

Foto: Alexandra Gorn - Unsplash

Sintomas da fobia

Entre os principais indicadores estão: preocupação excessiva, evitar frequentar lugares cheios, ansiedade, suor em demasia e frequência cardíaca acelerada.

Foto: Joice Kelly - Unsplash

Quando procurar ajuda

Embora a nosofobia seja algo natural, a partir do momento que ela se torna excessiva e interfere no seu funcionamento normal, procure um psicólogo ou psiquiatra.

Foto: Sydney Sims - Unsplash

Como tratar

Entre os possíveis tratamentos existem métodos de relaxamento e respiração. Em casos mais graves, psiquiatra pode receitar medicação para ansiedade e depressão.

Foto: Elijah Hiett - Unsplash

Siga terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação… As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Alexei Maridashvili - Unsplash