Homens estão usando papo de terapia para manipular mulheres
Ator Jonah Hill dizia que a namorada estava acabando "com a sua saúde mental" ao postar fotos de biquíni
Foto: Reprodução Instagram
Culpa da terapeuta?
Recentemente o nome do ator Jonah Hill tomou conta das redes sociais. E dessa vez não foi pelo documentário "Stutz", que trata do método terapêutico criado pelo analista do artista.
Foto: Reprodução Instagram
Manipulação
A ex-namorada do ator, a surfista Sarah Brady, veio a público compartilhar uma série de mensagens abusivas enviadas pelo ator entre 2021 e 2022.
Foto: Reprodução Instagram
Conteúdo abusivo
Nas mensagens, Jonah pedia para que a ex-namorada não publicasse fotos de biquíni, parasse de surfar ao lado de homens e evitasse sair com amigas para lugares que não fossem pré-aprovados por ele.
Foto: Reprodução Instagram
Saúde mental?
Além da postura problemática e abusiva do ator, a maneira e os argumentos usados pelo ator para manipular a ex levantaram uma nova discussão já que ele pedia para que ela não fizesse tais atos em nome da manutenção de sua saúde mental.
Foto: Reprodução Instagram
Lista de exigências
Jonah teria feito uma lista de exigências para manter o relacionamento dos dois. “Se essas coisas te fazem feliz eu respeito e não haverá ressentimentos. Esses são os meus limites para um relacionamento romântico”, escreveu.
Foto: Reprodução Instagram
Therapy speaking
Jonah se apropriou de termos usados em processos terapêuticos (therapy-speaking) para criticar a ex. Como: "traumas"; "gatilhos" e limites", são alguns exemplos. E não demorou para a internet questionar;
Foto: Reprodução Instagram
Mau uso
Será que a linguagem que usamos ao tocarmos no assunto saúde mental está se esvaziando e começando a perder todo o seu significado? Ou estamos fazendo mau uso de termos úteis sem perceber?
Foto: Imagem: Unsplash
Tá na moda
Jonah não é o único; uma pesquisa do aplicativo de relacionamento OkCupid revelou que mulheres héteros se interessam mais por homens que dizem fazer terapia.
Foto: Henri Pham
Cuidado
“Uma das maiores tendências de apps de namoro é mais conversa e transparência sobre saúde mental e terapia. Este ano, houve um aumento de 21% nas menções de 'saúde mental' e 'terapia' nos perfis do OkCupid entre fevereiro e julho, e um aumento de 4% em agosto de 2022 em comparação com agosto de 2021”, revelou Michael Kaye head do aplicativo OkCupid.
Foto: Kateryna Hliznitsova
Masculinidade tóxica
A psicóloga Suellen Faria alerta, porém, para este fato. Não é por que o homem está em terapia que ele não repetirá padrões tóxicos e muito menos se apropriará da terapia para manipular a companheira.
Foto: Jakob Owens
Manipulação
"Quem está acostumado a manipular sabe perfeitamente o que fazer para que outro indivíduo sinta culpa mesmo sem tê-la. Alega-se inocência, fraqueza e problemas para inverter a situação e tirar a sobrecarga de si", comenta a psicóloga.
Foto: Youssef Naddam
Como não cair
Para não cair no papo da manipulação, Suellen orienta que a vítima faça acompanhamento psicológico, questione-se sobre as atitudes do parceiro e tenha uma rede de apoio para lidar com a situação e eventuais traumas. E conversar principalmente. O machismo se reinventa a cada dia e estar atento é importante.
Foto: Nathan Dumlao
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Giorgio Trovato