Depressão e fama: celebridades que já falaram sobre diagnóstico

De Lu Ferreira a Adele, diversos famosos já desabafaram sobre seus diagnósticos de depressão; relembre

Foto: Reprodução/ Instagram @adele

A depressão

Depressão é definida como um distúrbio afetivo ou transtorno de humor, expresso por sintomas como desânimo, cansaço, angústia, sensação de vazio, tristeza profunda, entre outros sinais.

Foto: Pixabay

Você não está só

O problema atinge milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive famosos que usam suas vozes para ressaltar a importância do tratamento e diminuir o estigma em torno da doença.

Foto: iStock

Lu Ferreira

Lu Ferreira, a "Chata de Galocha", revelou que está em tratamento contra depressão. A influenciadora digital foi diagnosticada no fim do ano passado pela segunda vez.

Foto: Reprodução/ Instagram @lutsferreira

Apatia

"Eu percebi que atividades que antes me davam muito prazer não estavam fazendo nada", disse Lu ao destacar a ausência de emoções positivas quando relatou o caso no Youtube. Na vida dela, a doença surgiu trazendo apatia.

Foto: Reprodução/ Instagram @lutsferreira

Whindersson Nunes

Uma dessas figuras é o humorista Whindersson Nunes. Em março, ele contou aos seguidores que buscou apoio do Centro de Valorização à Vida (CVV) e indicou que, se preciso, façam o mesmo.

Foto: Reprodução/ Instagram @whinderssonnunes

Luísa Sonza

Alvo de ataques do público em diversos momentos da carreira, Luísa viu sua saúde mental se deteriorar. "Tem dias que é simplesmente insuportável viver", dividiu com os seguidores em dezembro passado.

Foto: Reprodução/ Instagram @luisasonza

Felipe Neto

Não são poucos os criadores de conteúdo que apontam o lado negativo da influência digital. Em janeiro do ano passado, o youtuber Felipe Neto afirmou que se sentia "no fundo do poço", contando com apoio de amigos, família e de medicamentos.

Foto: Reprodução/ Instagram @felipeneto

Padre Marcelo Rossi

Prova de que doença não é falta de fé, o padre foi mais um a sofrer com depressão. Para ele, o que ajudou a superar o problema foi "seu amor por Jesus". "Quando o papa Francisco veio aqui e eu não cantei para ele. Foi aí que me dei conta e pensei: 'preciso me tratar'", disse ao programa "Mariana Godoy Entrevista".

Foto: Reprodução/ Instagram @padremarcelorossi

Padre Fábio de Melo

O padre Fábio de Melo sofreu com depressão junto a síndrome do pânico. "Eu fui para debaixo da cama, literalmente", relembrou em entrevista ao podcast "Simples Assim". Ele se recuperou durante a pandemia.

Foto: Reprodução/ Instagram @pefabiodemelo

Gusttavo Lima

Sucesso profissional nem sempre é sinônimo de saúde e o Embaixador sabe bem. Em 2017, o cantor lembrou a fase depressiva que enfrentou. "Você tenta entender o que está acontecendo com você e não se encontra", desabafou no programa "Encontro".

Foto: Reprodução/ Instagram @gusttavolima

Adele

A cantora britânica falou sobre outra camada do problema: a depressão pós-parto. Adele disse à "Vanity Fair" que sofreu com doença após a gestação e que sente ter um "lado muito escuro", pois já enfrentou o problema outras vezes.

Foto: Reprodução/ Instagram @adele

Demi Lovato

A artista americana também expôs outro lado da doença. Demi conta que lidou com depressão e ideias suicidas desde os sete anos de idade. Ela busca ajudar seu público ao relatar sua história de perseverança.

Foto: Reprodução/ Instagram @ddlovato

Paula Fernandes

A cantora que saiu de casa cedo para focar na carreira enfrentou problemas de saúde mental no início da jornada. "Quando estava completando 18 [anos] foi um basta. Entrei em depressão e escolhi a janela que eu iria pular. A minha mãe me salvou", contou no podcast "Papo com Clê", em 2022.

Foto: Reprodução/ Instagram @paulafernandes

Adriana Esteves

Hoje aclamada como atriz, Adriana caiu em depressão aos 22 anos, quando deu vida à personagem Mariana em "Renascer" (1993). "Entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo", relembrou à "Veja Rio" em 2021.

Foto: Reprodução/ Extra

Fernanda Lima

A pressão do público também foi inimiga para Fernanda Lima. Ela sofreu com a doença após protagonizar a novela "Bang Bang" (2005), quando recebeu duras críticas por seu trabalho. "Eu me segurei muito na ioga, mas tive momentos de chorar no chão", contou ao jornal "O Globo" no passado.

Foto: Reprodução/ Instagram @fernandalima

Tratamento multidisciplinar

Todos eles destacam que a doença tem tratamento. Ao trazer o assunto à tona, Lu destacou que tem acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, além de cuidar da saúde física, mantendo um estilo de vida saudável.

Foto: Reprodução/ Instagram @lutsferreira

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock