Como reagir após uma rejeição?

Respostas negativas são mais comuns do que as positivas, então por que não sabemos lidar com elas?

Foto: Matheus Farias

Insegurança

Quando estamos atrás de um objetivo ou de uma meta, qualquer “não” é capaz de deixar a gente bem frustrado, mexer com a nossa autoconfiança e nos deixar inseguros.

Foto: Motoki Tonn

Os outros

Nos esquecemos que vivemos em sociedade e que nem sempre o outro tem a disponibilidade, ou a possibilidade, de nos dar respostas positivas. Por isso é também importante aprender a ouvir "não".

Foto: Muhmed Alaa El Bank

Seja resiliente

Esta é uma característica que pode trazer benefícios tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. A resiliência é a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas, não se abater perante adversidades, buscando se adaptar as mudanças e resistir a qualquer tipo de pressão para superar barreiras.

Foto: Jeremy Vessey

O "sim" não é tudo

Na batalha por objetivos, as respostas afirmativas se transformam em combustível para continuar tentando. Nos esquecemos que o “sim” deveria ser o destino final, e por isso é importante encontrar a verdadeira fonte de motivação para alcançarmos nossas metas.

Foto: Motoki Tonn

Fuja do vitimismo

Sim, ninguém quer ser negado ou rejeitado. Mas é preciso diferenciar o que aquele não diz sobre o que somos e sobre o que estamos tentando realizar. Não leve para o pessoal.

Foto: Francesca Zama

É o fim

Entenda o momento de mudar o caminho, de alterar a rota e de focar em outras coisas. Isso nos faz mais atentos às oportunidades.

Foto: Maryna Kazmirova

Nada de comparação

Taí um mal acentuado pelas redes sociais. Evite comparar a sua vida a dos seus colegas de infância, de faculdade, etc. Cada um tem a própria batalha e sabemos que, no fim das contas, só publicamos as coisas boas nas redes sociais. Ninguém vai compartilhar que o negócio faliu no Instagram, não é mesmo?

Foto: Peter Forster

Faça a sua parte

Talvez essa seja a parte mais importante. Faça o possível (do que te cabe) para que seu sonho seja realizado. Se não der certo, pelo menos você não vai se sentir frustrado consigo mesmo

Foto: Kevin Turcios

Aprenda a dizer não

Ainda que mal visto na sociedade, o “não" é uma das principais ferramentas de proteção da nossa saúde mental, como explica a psicóloga Janusa Silvério: "O não é proteção com você mesma, é a proteção com os seus desejos, é a proteção com as suas crenças, é a proteção com o que você quer realmente".

Foto: Frank Albrecht

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Guillaume Bolduc