Cansado pós-Natal? Você pode estar com 'jet lag familiar'

Confraternizações familiares estressantes podem causar efeitos físicos; entenda

Foto: knape

Então é Natal

Nesta época, por causa das festas de fim de ano, é comum que haja mais confraternizações familiares e, consequentemente, mais estresse por causa da convivência com quem... digamos... nem sempre é muito amável.

Foto: evemilla

Tio do pavê

Para aqueles que ainda são responsáveis pelas refeições e pela organização dos eventos, a sensação de estresse pode ser maior ainda.

Foto: MarianVejcik

Causa e efeito

Lá na gringa esse "cansaço pós-Natal" ganhou até nome: jet lag familiar.

Foto: pmmart

Jet Lag

Isso pelo fato de que o estresse causado pela convivência familiar pode produzir o mesmo efeito no corpo que uma viagem direto da Ásia.

Foto: triloks

Estresse

E não, não estamos deduzindo isso da nossa cabeça. A ciência já comprou que situações estressantes causam efeitos no corpo. Após um período de intensa convivência social, além de insônia, você pode sentir dor de cabeça e cansaço.

Foto: Poike

Como se recuperar

Mas pode ficar tranquilo que dá pra se recuperar, sim, de uma forma “natural” de todo esse desgaste.

Foto: Daniel de la Hoz

Tire uns dias off

Para começar, fique um período longe de intensas interações sociais. Curta um tempo sozinho, recupere a rotina e coloque o sono em dia.

Foto: eli_asenova

Metas

Para evitar mais fadigas, para o futuro, tente criar uma dinâmica de convívio mais saudável com a sua família. Estabeleça metas e crie limites entre os seus familiares... ninguém pode saber mais da sua própria jornada do que você, combinado?

Foto: lucentius

Procure ajuda

Caso esteja com dificuldade de recriar essa dinâmica, procure ajuda de um terapeuta. Lembre-se: nada, nem mesmo uma tradição, não pode ser melhorada. Boas festas!

Foto: Yurii Yarema

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: mammamaart