Então é Natal
Nesta época, por causa das festas de fim de ano, é comum que haja mais confraternizações familiares e, consequentemente, mais estresse por causa da convivência com quem... digamos... nem sempre é muito amável.
Foto: evemilla
Tio do pavê
Para aqueles que ainda são responsáveis pelas refeições e pela organização dos eventos, a sensação de estresse pode ser maior ainda.
Foto: MarianVejcik
Causa e efeito
Lá na gringa esse "cansaço pós-Natal" ganhou até nome: jet lag familiar.
Foto: pmmart
Jet Lag
Isso pelo fato de que o estresse causado pela convivência familiar pode produzir o mesmo efeito no corpo que uma viagem direto da Ásia.
Foto: triloks
Estresse
E não, não estamos deduzindo isso da nossa cabeça. A ciência já comprou que situações estressantes causam efeitos no corpo. Após um período de intensa convivência social, além de insônia, você pode sentir dor de cabeça e cansaço.
Foto: Poike
Como se recuperar
Mas pode ficar tranquilo que dá pra se recuperar, sim, de uma forma “natural” de todo esse desgaste.
Foto: Daniel de la Hoz
Tire uns dias off
Para começar, fique um período longe de intensas interações sociais. Curta um tempo sozinho, recupere a rotina e coloque o sono em dia.
Foto: eli_asenova
Metas
Para evitar mais fadigas, para o futuro, tente criar uma dinâmica de convívio mais saudável com a sua família. Estabeleça metas e crie limites entre os seus familiares... ninguém pode saber mais da sua própria jornada do que você, combinado?
Foto: lucentius
Procure ajuda
Caso esteja com dificuldade de recriar essa dinâmica, procure ajuda de um terapeuta. Lembre-se: nada, nem mesmo uma tradição, não pode ser melhorada. Boas festas!
Foto: Yurii Yarema
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: mammamaart