Bom dia ao sol! Pessoas "gratas” têm menos depressão e ansiedade

Pesquisas revelam que gratitude pode melhorar bem-estar físico e mental de quem a pratica. Entenda

Foto: DjelicS

Agradecer e agradecer

Ainda que a expressão “gratidão" tenha virado motivo de piada por críticos da positividade tóxica, estudos sugerem que gratitude é um sentimento que traz melhores no aspecto físico e psicológico de quem a pratica.

Foto: golubovy

Gratidão

A psicóloga Vanessa Gebrim define gratitude como a "atitude de ser grato e de transformar isso em um hábito”.

Foto: FG Trade

Mas como praticar?

Através de agradecimentos, da valorização de conquistas, da comemoração de pequenos passos, do elogio a pessoas, da apreciação da vida e da natureza. Pesquisas mostram que esse comportamento pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

Foto: Igor Alecsander

Fortalece laços

Estudos mostraram que expressar gratidão a conhecidos, colegas de trabalho, amigos ou parceiros românticos pode dar um “boom” no relacionamento e ajudar as pessoas a se unirem, disse Sara Algoe, psicóloga da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, que pesquisou como a gratidão ajuda nas relação.

Foto: Jacob Wackerhausen

Diminui problemas mentais

Essa pesquisa descobriu ainda que pessoas "gratas” têm níveis mais baixos de depressão e ansiedade, além de dormirem melhor. O comportamento também foi associado a pressão arterial mais baixa – bom indicador de bem-estar físico.

Foto: Igor Alecsander

Quantas vezes praticar

Não existe uma frequência exata de quantas vezes por dia ou por semana devemos praticar a gratidão, mas especialistas recomendam que incorporemos esse sentimento a nossa rotina.

Foto: Igor Alecsander

Como?

Eles recomendam que incorporemos esse sentimento de gratidão a uma prática diária, como faz o psicólogo Dr Joel Wong: “Eu tento fazer isso quando ligo o computador pela primeira vez no trabalho”, disse ele em entrevista ao New York Times.

Foto: PetarPaunchev

O que estuda?

Joel é professor de aconselhamento psicológico na Universidade de Indiana e está estudando os benefícios que a gratidão podem trazer para pessoas com depressão.

Foto: lzf

"Sou grato"

Para o especialista, é importante ser específico em seus agradecimentos pois, segundo ele, ser específico "intensifica nossas emoções e pensamentos de gratidão.” Ao invés de obrigado, diga “sou grato por isso, isso e aquilo”.

Foto: Anderson Piza

Siga Terra Você Saúde

Saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: ImagineGolf