Virou meme
A expressão “positividade tóxica” se popularizou nas redes sociais ao mesmo tempo em que o tema da saúde mental ganhou destaque no debate público. Em resumo, é um termo que crítica o discurso quase autoritário de que sempre há um "lado bom" na história, independentemente do seu fim.
Foto: Alexander Grey
Mentalidade positiva
O que a positividade tóxica defende é que o sujeito deve sempre manter uma mentalidade positiva, independente do seu sofrimento. É uma forma de rejeitar os pensamentos e as emoções ruins, que também fazem parte da complexidade humana. A seguir, veja sinais que indicam que alguém está tendo um comportamento tóxico disfarçado de positividade:
Foto: Daniar Ainun
Comparações em excesso
Quando a pessoa tenta comparar a dor alheia comparando-a com alguma situação própria do passado, na intenção de diminuir o seu sofrimento. “Bobeira, já passei por coisa pior e sobrevivi", por exemplo.
Foto: Marcos Paulo Prado
Seja sempre feliz
É de tirar a paz se abrir para um terceiro e ouvir como resposta: "Basta sorrir e pensar nas coisas boas que tudo vai passar”. Isso faz com que o outro não se sinta acolhido e questione o próprio sentimento.
Foto: Ivana Cajina
Frases prontas
E por tocar no assunto “resposta”. Sabe aquele amigo que sempre tem uma frase de coach na ponta da língua? Pois é, talvez ele seja um amigo tóxico e você ainda não percebeu.
Foto: Nathan Dumlao
Invalidação
Um saco quando você se abre pra alguém e essa pessoa diz “pelo menos você não está morto". Dá até peso na consciência por ter “reclamado” ou se aberto...
Foto: Caju Gomes
Positividade como remédio
“Ah, isso só não deu certo porque você é muito negativo”: esse tipo de comportamento além de tóxico pode soar infantil. Pensar positivo, ser empático e otimista é excelente, mas nem tudo depende apenas do seu desejo ou postura – e saber disso é decisivo para lidar com frustrações.
Foto: Olga Nayda
Resiliência
"É desonesto em relação a quem somos permitir-nos apenas expressões positivas. Negar constantemente tudo o que é 'negativo' que sentimos em situações difíceis é exaustivo e não nos permite construir resiliência", declarou a terapeuta e psicóloga britânica Sally Baker em entrevista sobre o assunto para a BBC.
Foto: Jared Rice
Empatia
Mais do que exaustivo, ser positivo o tempo todo demonstra falta de empatia e nos afasta de nós mesmos, como reforça Sally Baker: "Nós nos escondemos atrás da positividade para manter outras pessoas longe de uma imagem que nos mostra imperfeitos".
Foto: Yuyang Liu
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Foad Roshan