Quem são as pessoas - vivas - mais inteligentes do mundo?

Lista traz matemáticos, químicos, físicos e ex-stripper. Confira a seguir

Foto: Reprodução

Como saber quem são

A lista se baseia no quociente de inteligência (QI), ou grau intelectual, da pessoa. Um extenso questionário indica se o QI é muito baixo ou se chega ao nível gênio. (01/13)

Foto: Reprodução

10. Bill Gates - QI 160

O empresário, inventor e magnata fundou, com Paul Allen, a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. (02/13)

Foto: Reprodução

9. Judit Polgár - QI 160

É considerada "apenas" a jogadora de xadrez mais forte de todos os tempos. Foi a primeira mulher a vencer o então mundial Garry Kasparov. É a nossa 'Gambito da Rainha' da vida real. (03/13)

Foto: Reprodução

8. James Woods - QI 180

O astro de 'Era Uma Vez América' e de 'Cassino' é considerado pela crítica especializada um dos mais atuantes e brilhantes do cinema americano. (04/13)

Foto: REUTERS

7. Garry Kasparov - QI 190

Foi o mais jovem campeão mundial de xadrez e considerado por muitos o melhor de todos os tempos. Já tentou até a Presidência da Rússia. (05/13)

Foto: Divulgação

6. Philip Emeagwali - QI 190

O cientista da computação ganhou o Prêmio Gordon Bell por desenvolver um método que usava 65,3 mil microprocessadores para realizar 3,1 bilhões de cálculos por segundo. (06/13)

Foto: Divulgação

5. Rick Rosner - QI 192

O escritor e produtor de TV é famoso nos EUA por adotar um estilo de vida pouco associado a gênios. Rick Rosner já trabalhou como stripper, garçom de patins, segurança e modelo nu. (07/13)

Foto: Reprodução/Youtube

4. Kim Ung-yong - QI 210

Ele entrou na universidade de física aos 4 anos e aos 8 foi convidado pela NASA para terminar seus estudos nos EUA. Kim Ung-yong fez o doutorado em Física antes de completar 16 anos. (08/13)

Foto: Reprodução

3. Chris Hirata - QI 225

Christopher é cosmólogo e astrofísico. Aos 13 anos, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física. Aos 16, produziu pesquisas importantes sobre a colonização de Marte. (09/13)

Foto: Divulgação

2. Marilyn v. Savant - QI 228

A escritora já foi citada no Livro Guinness dos Recordes por seu QI. Hoje é colunista da revista Parade, dos EUA, onde responde a perguntas de seus leitores sobre matemática e ciência avançada. (10/13)

Foto: Divulgação

1. Terence Tao - QI 230

É a pessoa viva mais inteligente do mundo. Aos 9 anos, Tao já tinha aulas de matemática de nível superior e aos 20 se formou no doutorado. Hoje é professor de matemática em Los Angeles. (11/12)

Foto: Reprodução/NYT

Bônus: brasileiro na lista!

Fabiano de Abreu Agrela é jornalista, neurocientista, mestre em psicologia, psicanalista e filósofo. É um dos maiores especialistas em inteligência, com oito descobertas científicas. (12/13)

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra 🧠

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (13/13)

Foto: BBC News Brasil