Quais são os açúcares mais saudáveis do mercado?

Quanto menos processado, melhor. Refinado, portanto... nem pensar!

Foto: ALEAIMAGE

Problemas de saúde

O consumo de açúcar em excesso contribui para condições como obesidade, diabetes e outras doenças cardíacas. Por isso, é importante ter noção de qual opção traz menos prejuízo para o corpo.

Foto: ChristianChan

Pesquisa

Segundo publicação do Ministério da Saúde e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), os açúcares mais saudáveis são aqueles que têm menor processamento, como o demerara, por exemplo. Já os refinados, devido os processos químicos que passaram, são os mais prejudiciais à saúde. Veja lista que explica melhor cada tipo de açúcar a seguir:

Foto: gojak

Rapadura

O rei dos reis! Este é o açúcar que não passa por nenhum refinamento. Além disso, rapadura é rica em vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Se possível, inclua na sua dieta.

Foto: TinaFields

Melado de cana

O melado é extraído durante o processo de fervura do caldo de cana, antes da cana transformar-se em rapadura. Também é super rico em nutrientes e, consumido com moderação, faz um bem danado à saúde.

Foto: mirzamlk

Mel

Ao passo em que os açúcares da cana são compostos de sacarosa, o mel possui uma composição "mais complexa”, que demanda maior energia do corpo para o seu processamento. Porém, é rico em minerais e vitaminas.

Foto: xalanx

Açúcar de coco

Com baixo índice glicêmico, o açúcar de coco passa por pouco processamento, o que garante a conservação de quantidades significativas de minerais como o magnésio e o potássio, além de vitaminas.

Foto: Creative-Family

Mascavo

Este açúcar é feito a partir do melado e não passa por nenhum tipo de refinamento.

Foto: Sohadiszno

Demerara

Ainda que este tipo de açúcar adoce menos que o branco, ele passa apenas por um leve refinamento antes de chegar às prateleiras do mercado, conservando os nutrientes da cana-de-açúcar.

Foto: Magone

Orgânico

Livre de agrotóxicos e componentes químicos, esta opção não se trata exatamente de um tipo de açúcar, mas sim da maneira como os mesmos são produzidos. Faz bem, mais ainda, para o meio ambiente.

Foto: Quanthem

Light

Este produto se trata de uma combinação do açúcar comum com adoçantes artificiais. Ainda que forneça pouco ganho calórico, não fornece quase nenhum tipo de nutriente.

Foto: Bartolome Ozonas

Refinado

No fim da lista, está o refinado. Com alto grau de processamento, este tipo de açúcar não oferece nenhum benefício nutritivo e, em excesso, prejudica a saúde.

Foto: AmbientIdeas

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: FotografiaBasica