Cuidado! 5 espécies de plantas tóxicas para gatos

Foto: DimaBerlin | Shutterstock

As plantas têm um papel fundamental na decoração de interiores, trazendo um toque de natureza e vivacidade para qualquer ambiente. No entanto, algumas podem oferecer riscos à saúde dos gatos. Segundo Caroline Mouco Moretti, veterinária clínica e diretora-geral do Grupo Vet Popular, o que torna essas plantas tóxicas para os animais são as substâncias encontradas nelas. Veja!

Foto: DimaBerlin | Shutterstock

1. Lírio (Lilium spp.) Uma das características marcantes do lírio inclui suas flores grandes e vistosas, que podem variar em cores vibrantes como branco, amarelo, rosa, laranja e até tons mais profundos como vermelho e roxo. No entanto, os lírios são altamente tóxicos para gatos e podem causar insuficiência renal aguda se ingeridos. Mesmo o contato com pólen ou a água do vaso pode ser perigoso.

Foto: Indar Ayaran | Shutterstock

2. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) A espada-de-são-jorge tem folhas longas e eretas que crescem em forma de espada, geralmente com listras ou padrões marcantes que variam em tons de verde e amarelo. Apesar de ser popular e fácil de cuidar, ela pode causar vômitos, diarreia e até problemas neurológicos nos felinos.

Foto: GYAN PRATIM RAICHOUDHURY | Shutterstock

3. Azaleia (Rhododendron spp.) Essa é uma planta ornamental popular apreciada por suas flores vistosas e coloridas. Suas características incluem flores em forma de trombeta que crescem em cachos exuberantes. No entanto, ela contém toxinas que afetam o sistema cardiovascular e nervoso dos gatos, levando a sintomas como vômitos, diarreia e fraqueza.

Foto: smtd4 | Shutterstock

4. Filodendro (Philodendron spp.) Essa é uma planta de interior popular valorizada por sua folhagem exuberante e fácil manutenção. Ela tem folhas grandes, em formato de coração ou lanceoladas, que variam em tons de verde. Contudo, o filodendro contém oxalato de cálcio, que causa irritação oral e gastrointestinal se mastigado.

Foto: DimaBerlin | Shutterstock

5. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) A planta bico-de-papagaio é mais frequentemente associada às épocas festivas de final de ano, como o Natal, devido às suas brácteas coloridas que se assemelham a flores. No entanto, se consumida, ela pode causar irritação na boca e estômago dos gatos.

Foto: Magic Gun | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: DimaBerlin | Shutterstock