Cães que ficaram famosos no mundo do cinema

Um dos marcos no cinema foi no início do século passado com "Rin-Tin-Tin". O pastor alemão estreou nas telas em 1922 e somou, ao todo, 26 filmes durante a carreira.

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

A história de "Rin-Tin-Tin" é curiosa, uma vez que o pastor alemão foi encontrado no fim da Primeira Guerra Mundial, na França, pelo sargento Lee Duncan e levado aos EUA. Ele morreu em agosto de 1932 com 14 anos.

Foto: Domínio Público/ Wikimedia Commons

O "Mágico de Oz" também teve um famoso cachorrinho em ação: Totó. O cãozinho da raça Cairn Terrier era próximo da personagem Dorothy. A curiosidade é que o cão, na verdade, chamava-se Terry e era fêmea. Ela já colecionava participações em filmes e tinha fama nas produções.

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

Quem tem uma história similar é Lassie, que ficou famosa no filme "Lassie, Volta para Casa". Na vida real, o cachorro era um macho chamado Pal, que foi recrutado entre 300 candidatos. O primeiro filme aconteceu em 1943. Com a morte de Pal, o seu filhote Lassei Junior assumiu o papel e o caminho também foi percorrido por outros descendentes.

Foto: State Archive of Florida/Wikimedia Commons

Outro filme que teve participação canina foi "A Gang dos Dobermans", de 1972. Três criminosos traçam uma estratégia para assaltar bancos sem se expor. Para isso, eles treinam cães da raça para executar a ação.

Foto: Reprodução/Youtube

Em 1974 foi a vez de "Benji". O cãozinho vira-lata conquistou o coração dos habitantes de uma cidade quando consegue ajudá-los a resolver problemas. O filme teve a direção de Joe Camp, que era o dono do animal na vida real.

Foto: Mulberry Square Productions/Wikimedia Commons

O São Bernardo "Cujo" chegou às telas em 1983, em filme baseado no livro de Stephen King. A história conta como o cachorro passou a aterrorizar a cidade após ser mordido por um morcego. Ele transformou-se numa fera assassina ao contrair raiva.

Foto: Reprodução/Youtube

Em 1989, outro filme ficou famoso pela participação canina. Trata-se de "Uma dupla quase perfeita", que teve Tom Hanks como protagonista. O detetive (Hanks) decide adotar o cachorro de um sujeito assassinado para juntar as pistas do crime. A raça do cão é Dogue de Bordeaux.

Foto: Divulgação

"K-9 - Um policial bom para cachorro" foi uma comédia policial no fim dos anos 1980. Um policial ganha um pastor alemão e precisa conviver com ele, o que gera inicialmente muitos incidentes. O cão foi treinado para cheirar drogas e tem participação ativa na trama, que foi dirigida por Rod Daniel.

Foto: Divulgação

A década de 1990 teve "Beethoven 2" nas telonas, num filme em que o cão da raça São Bernardo está na aventura e comédia romântica dirigida por Rod Daniel.

Foto: Divulgação

"Quem vai ficar com Mary?", comédia estrelada por Cameron Diaz, também teve um cãozinho brabo chamado Puffy. Na vida real, porém, o seu nome era Slammer.

Foto: Reprodução/Youtube

Em 2000, com "102 Dálmatas", o público conheceu a história da cachorrinha Albina, que tinha traços incomuns para a raça - não tinha pintas. Uma curiosidade: o filme precisou contar com 285 filhotes durante a produção.

Foto: Reprodução

"MIB - Homens de Preto 2" em 2002 também contou com uma participação famosa. Frank, o pug alienígena da série.

Foto: Divulgação

"Neve pra Cachorro" chegou também em 2002 às telonas. Com Cuba Gooding Jr como protagonista, o filme conta com oito cães de corrida de trenó e muitas aventuras.

Foto: Divulgação

"Bolt, Supercão" é um pastor alemão branco que fez sucesso em 2008 e teve o ator John Travolta na voz do personagem principal da animação. Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso e tem que lidar com a vida real.

Foto: Divulgação

"Marley & Eu" também fez sucesso em 2008. O filme é uma adaptação para o cinema do best-seller do jornalista John Grogan.

Foto: Divulgação

"Sempre ao seu lado", em 2009, emocionou muita gente nos cinemas. O filme mostra a relação de Parker Wilson (Richard Gere) e um cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Hachi - nome do cão no filme - ainda é lembrado até hoje.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons