3 espécies de canários que vivem no Brasil

Foto: Diego Murta | Shutterstock

O Brasil, com sua rica biodiversidade, abriga diversas espécies de canários, famosos por suas cores vibrantes e cantos melodiosos. Presentes em várias regiões e símbolo da seleção de futebol, três se destacam pela beleza e importância ecológica. A seguir, confira quais são elas!

Foto: Diego Murta | Shutterstock

1. Canário-rasteiro  O canário-rasteiro é comum em regiões como Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, e chama atenção pela plumagem amarela, que se difere entre os machos e as fêmeas. Os machos têm plumagem amarela com verde-oliva, e as fêmeas exibem tons mais discretos. Ambos medem de 11 a 12 cm. No canto, os machos são mais melodiosos, enquanto as fêmeas cantam de forma mais simples.

Foto: David Fadul | Shutterstock

2. Canário-do-amazonas Originária do Amazonas, essa espécie também pode ser encontrada em outras regiões do Brasil, como no norte do Mato Grosso. As suas características são semelhantes às do canário-da-terra, tanto em termos físicos quanto comportamentais, devido à proximidade taxonômica entre elas. Ambas medem cerca de 12 cm, possuem bicos curtos e cônicos e têm cantos melodiosos.

Foto: Fernando Calmon | Shutterstock

3. Canário-tipio O canário-tipio, com cerca de 12,5 cm, tem plumagem marcada por amarelo ao redor dos olhos, garganta e ventre vivos, contrastando com peito acinzentado e manto escuro. A fêmea é similar ao macho, porém menos vibrante. Prefere cantar em voo e vive em campos, mas também aparece em bandos no chão de áreas urbanas, especialmente em Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.

Foto: Tony Tilford | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Diego Murta | Shutterstock