Lipoenxertia: técnica usa gordura corporal para rejuvenescer o rosto

Entenda como funciona o procedimento e descubra qual é o seu diferencial

Foto: PeopleImages

O que é

A lipoenxertia é um procedimento que retira a gordura corporal de locais indesejados e a aplica em outras partes do corpo para ressaltar ou modelar a região.

Foto: PeopleImages

De onde vem

A gordura normalmente é retirada da barriga, das costas e das coxas e reaplicada nos glúteos, nos seios ou até mesmo no rosto.

Foto: Elena Safonova

Gordura é 'tratada'

Depois de extraída do corpo, esta gordura é tratada e "purificada”, com a intenção de retirar restos celulares, sangue e outros microrganismos.

Foto: PeopleImages

É cirúrgico?

O biomédico esteta Matheus Castro, que já atuou em pesquisas com autólogos, explica que a lipoenxertia é um método cirúrgico. Não-cirúrgicas são as enxertias com preenchedores estéreis, como ácido-hialurônico.

Foto: master1305

Para que serve?

"Ela tem como função repor volume e gerar definição em áreas que sofreram reabsorções ou perdas de volume decorrentes do processo de envelhecimento (comumente facial), do emagrecimento (comum em pacientes pós bariátrica) ou em pacientes que querem somente definição e dar formato ao corpo (como é no caso da enxertia de glúteos)", pontua o biomédico.

Foto: Arquivo pessoal

Diferencial

Um dos principais diferenciais deste procedimento é que pode ser injetada uma maior quantidade de material. "Enquanto as ampolas de materiais sintéticos contêm poucos ml, a gordura pode ser injetada em quantidades bem mais amplas. Por exemplo, em uma face, às vezes, é possível injetar até 20 ml de gordura", esclarece o cirurgião plástico Etienne Miranda.

Foto: Arquivo pessoal

Baixa rejeição

Além disso, o médico também afirma que o risco de rejeição da gordura pelo corpo é menor do que o risco do corpo rejeitar materiais sintéticos.

Foto: PeopleImages

Riscos

"Os riscos são bem baixos, desde que realizado por profissional habilitado e em ambiente seguro. Eu sempre prefiro operar em hospital, porque oferece toda a segurança para eventuais intercorrências", conclui o médico.

Foto: Deagreez

Assimetria

O biomédico Matheus Castro alerta para outros riscos como as assimetrias, parestesias e lesões de pele.

Foto: Jacob Wackerhausen

Consulte um profissional

Para evitar qualquer arrependimento, seja um procedimento cirúrgico ou apenas estético, o ideal é fazer com um profissional da saúde de sua confiança. O valor da aplicação varia de clínica para clínica.

Foto: PeopleImages

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: PeopleImages