Jogador do futebol europeu se assume gay e agita redes
O jogador tcheco Jakub Jankto, meia do Sparta Praga, se declarou gay em uma publicação feita nas redes sociais. Foi em 13/2. O JOGADA10, parceiro do FLIPAR, mostrou. E a gente agora republica.
Foto: Divulgação Sparta Praga
Aos 27 anos, ele chegou ao clube ainda em 2022, emprestado pelo Getafe, da Espanha.
Foto: Divulgação Sparta Praga
Na publicação, ele fala de “viver a vida com liberdade, sem violência, mas com amor”. O assunto viralizou nas redes.
Foto: Reprodução Tiktok
O próprio clube se manifestou nas redes sociais, declarando apoio ao jogador.
Foto: Reprodução Twitter
Entidades do futebol como FIFA e UEFA, além de jogadores, também se pronunciaram a favor do meia. Em entrevista coletiva, Neymar comentou o assunto e disse que “as pessoas precisam ser livres para serem o que desejam em qualquer espaço”.
Foto: Reprodução Twitter
Visto como um meio historicamente preconceituoso e machista, o mundo do futebol encontra nessas declarações públicas uma forma de tentar driblar o tabu. Confira outros jogadores (e atletas) que já se assumiram parte da comunidade LGBTQIA+!
Foto: Ludovic Bertron - wikimedia commons
1. Richarlyson: o ex-jogador do São Paulo e do Atlético-MG se tornou o primeiro atleta homem do futebol brasileiro a assumir que já se relacionou com pessoas do mesmo sexo.
Foto: - Bruno Freitas / EC Noroeste
Durante entrevista para o podcast “Nos Armários dos Vestiários”, Richarlyson disse: "Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual".
Foto: Reprodução SporTV
2. Jack Daniels: foi o primeiro jogador de futebol britânico a se declarar gay desde Justin Fashanu, em 1990. O atacante de 17 anos publicou um texto no perfil oficial do Blackpool, da segunda divisão inglesa, em 2022.
Foto: Divulgação Blackpool
Na declaração, o jogador revela ter se descoberto aos seis anos de idade, mas diz que optou por não se manifestar para seguir com o sonho de se tornar jogador.
Foto: Reprodução Instagram
3. Josh Cavallo: o jogador de 23 anos foi o primeiro atleta da primeira divisão australiana a se assumir homossexual publicamente. Ele publicou um vídeo no twitter, em 2021, para falar sobre o assunto.
Foto: Reprodução Instagram
"Como jogador de futebol gay, sei que existem outros jogadores vivendo em silêncio. Eu quero ajudar a mudar isso para mostrar que todos são bem-vindos e merecem o direito de serem autênticos", escreveu nas redes sociais.
Foto: Reprodução Instagram
4. Thomas Hitzlsperger: o ex-meia alemão que já passou por clubes conhecidos como Lazio, Aston Villa, West Ham e Everton, revelou ser homossexual durante uma entrevista dada ao jornal alemão “Die Zeit”, em 2014.
Foto: Reprodução Twitter
5. David Testo: em 2011, o meia norte-americano assumiu a homossexualidade quando ainda atuava pelo Montreal Impact, clube do Canadá.
Foto: Wikimedia Commons Drtunc16
6. Olivier Rouyer: o atacante francês, que jogou junto com Michel Platini na Copa do Mundo de 1978, se declarou gay em 2008.
Foto: Reprodução Twitter
7. Robbie Rogers: o ex-jogador norte-americano se assumiu gay em 2013, ao mesmo tempo em que comunicou sua aposentadoria, aos 25 anos, por temer uma repercussão negativa. Alguns meses depois decidiu retornar para defender o LA Galaxy.
Foto: Wikimedia Commons Greg Hernandez
8. Justin Fashanu: o atacante inglês tem uma das histórias mais marcantes do futebol. Ele é tido por muitos como o primeiro jogador de uma liga de expressão a se assumir homossexual. E ele fez isso enquanto ainda atuava, em 1990.
Foto: Divulgação Norwich City
Na época, sua declaração ganhou as capas de jornais na Inglaterra. Fashanu era tratado como uma grande promessa e já havia atuado por clubes famosos como Nottingham Forest, Southampton, Brighton e Manchester City.
Foto: Reprodução Twitter
Oito anos passados, o atacante foi acusado de estuprar uma menor de idade. Um mês depois, cometeu suicídio.
Foto: Reprodução Sky Sports
No futebol feminino há menor cobrança. Com isso é comum estrelas da modalidade não esconderem suas opções. É o caso da maior de todas: a brasileira Marta, considerada a Pelé do futebol feminino.
Foto: Sam Robles/CBF
9. Megan Rapinoe: a jogadora norte-americana não só assumiu publicamente sua homossexualidade, em 2012, como de lá para cá se tornou uma verdadeira ativista da causa LGBTQIA+.
Foto: Lorie Shaull/commons wikimedia
10. Cristiane Rozeira: a ex-jogadora da seleção brasileira é assumidamente lésbica. Em 2021, ela e a esposa anunciaram a chegada do filho Bento. Veja alguns atletas de outros esportes que já se assumiram gays ou bissexuais!
Foto: Wikimedia Commons Roberto Castro
Além do futebol, veja outros exemplos de esportistas assumidamente gays. Na foto, Marta com a sua atual mulher, Carrie (à esquerda) e com a ex (Deion).
Foto: Reprodução Instagram
Rafaela Silva (Judô) - Carioca, categoria peso leve, nascida em 24/4/1992 .
Foto: Wikimedia Commons Roberto Castro
Sue Bird (Basquete) - - Americana, nascida em 16/10/1980. Desde 2017 casada com a jogadora de futebol (que está nesta lista) Megan Rapinoe.
Foto: Danny Karwoski Wikimedia Commons
Carl Nassib (Futebol Americano) - Americano, nascido em 12/4/1993.
Foto: Wikimedia Commons Erik Drost
Diego Hypólito (Ginástica Olímpica) - Paulista, ganhador de duas medalhas de ouro no Mundial de Ginástica Artística, Medalha de Prata nas Olimpíadas de 2016, nascido em 19/6/1986.
Foto: Reprodução Facebook
Arthur Nory (Ginástica Olímpica) - Paulista, Medalha de Bronze nas Olimpíadas de 2016, nascido em 18/9/1993.
Foto: Wikimedia Commons Fabio Rodrigues Pozzebom
Lais Souza (Ginástica Olímpica). Laís se declarou gay após o acidente de esqui que a deixou tretraplégica (o acidente ocorreu há oito anos) - Paulista, nascida em 13/12/1988 .
Foto: Wikimedia Commons Zé Carlos Barretta
Douglas Souza (Vôlei) - Paulista, nascido em 20/8/1995, Campeão Olímpico de 2016 .
Foto: Wikimedia Commons Fernando Frazão
Orlando Cruz (Boxe) - Porto-riquenho, nascido em 1/7/1981.
Foto: Reprodução Redes Sociais
Jason Collins (Basquete) - Americano, nascido em 2/12/1978,
Foto: Wikimedia Commons Keith Allison
Amanda Nunes (Lutadora de MMA) - Baiana, campeão nas categorias peso-pena e peso-galo, nascida em 30/5/1988 .
Foto: MM Anytt Wikimedia Commons
Larissa França (Vôlei de Praia) - Capixaba, nascida em 14/4/1982. Diversos títulos, inclusive o Mundial de 2011 - Casada desde 2013 com Lili Maestrini, parceira também no esporte.
Foto: Reprodução Redes Sociais
Lili Maestrini (Vôlei de Praia) - Capixaba, nascida em 26/10/1987 - Casada desde 2013 com Larissa França, parceira também no esporte .
Foto: Play Among Friends Paf - wikimedia commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação Sparta Praga