2024 chegando! Como o Réveillon é celebrado pelo mundo

Com a proximidade do Réveillon, o FLIPAR! te conta como alguns dos países viram o ano.

Foto: - Reprodução de video

ESPANHA

Na Espanha, as celebrações começam na noite do dia 31, com o farto banquete conhecido como nochevieja. Pratos como peru, porco e cordeiro costumam estar em todas as mesas. Nos últimos 12 segundos (tem que esperar o sino), o hábito é comer 12 uvas, uma para cada mês.

Foto: Youtube Canal Diário De La Republíca

JAPÃO

No Japão, a festividade se chama oshougatsu e vai até o dia 03 de janeiro. Lá, a celebração é muito ligada ao budismo, uma das principais religiões do país. O ano novo é recebido com as 108 badaladas dos templos budistas.

Foto: - reprodução de vídeo

No país asiático, outra religião muito forte é o xintoísmo. Os adeptos costumam ir a templos praticar a Saitan-sai e rezar para que o ano novo seja próspero. Em geral, os japoneses passam mais reclusos.

Foto: Domínio público

RÚSSIA

Na Rússia, um símbolo muito comum são as matrioscas. No país, é comum sair para festejar só após a virada do ano. Também é comum escrever um desejo em um papel e queimá-lo assim que o ano vira. As cinzas são colocadas no copo de champagne. Em seguida, os russos brindam e bebem.

Foto: - Reprodução Youtube

ESCÓCIA

Na Escócia, a festa dura três dias e tem origem viking. A celebração tem muita procissão e tochas de fogos, além do ceilidh, a dança típica do país britânico. O Revéillon escocês se chama Hogmanay.

Foto: Flickr/commons creative

AUSTRÁLIA

Na Austrália, a virada do ano, assim como no Brasil, também tem queima de fogos. Curiosamente, há duas queimas, sendo uma às 21h do dia 31 de dezembro, voltada para as crianças.

Foto: - Reprodução de vídeo

ESTADOS UNIDOS

Nos EUA, a virada do ano também é marcada pela queima de fogos e muita festa. Os americanos, porém, costumam celebrar a virada com chuva de confetes.

Foto: - Reprodução Youtube

Também nos EUA, a tradição diz para beijar a boca da pessoa amada (quem tiver uma, claro).

Foto: - Reprodução Youtube

ALEMANHA

Os alemães costumam deixar restos da ceia no prato até depois da meia-noite. A tradição diz que assim, eles terão alimentos por todo o ano novo.

Foto: - Reprodução de video

DINAMARCA

Ali perto, na Dinamarca, uma tradição é quebrar pratos, mas sem violência. Também é comum subir em cadeiras e se atirar no chão à meia-noite. Para eles, isso traz sorte.

Foto: - Pixabay

ITÁLIA

Ainda na Europa, os italianos costumam comer lentilhas na virada do ano. Eles acreditam que a prática traz dinheiro, além de ser saudável.

Foto: - Reprodução Youtube

FILIPINAS

Nas Filipinas, os cidadãos costumam enfeitar as ruas com bolas, de diversos tamanhos e cores. No exato momento da virada do ano, o hábito é agitar os bolsos.

Foto: - Reprodução Youtube

MÉXICO

No México, uma tradição é varrer a casa pouco antes da virada, para que ela atraia bons fluídos para o ano novo. Também há quem fique com mochila nas costas para que viaje bastante.

Foto: - pexels

ÁFRICA DO SUL

Na África do Sul, mais especificamente na Cidade do Cabo, a grande festa acontece no dia 2 de janeiro e se chama Tweede Nuwe-Jaar. Na data, milhares de menestréis saem às ruas com cores vivas, com guarda-chuvas coloridos e/ou tocando algum instrumento musical.

Foto: Flickr commons creative - Public Domain

ÍNDIA

Na Índia, também há um festival famoso, o Diwali, que acontece por cinco dias entre outubro e novembro, de acordo com o ano novo do hinduísmo, a principal religião do país. O povo inaugura roupas novas, as ruas ficam muito mais iluminadas. Em casa, eles acendem lâmpadas feitas de argila com óleo.

Foto: - ISAL Indian Students Association Leuven commons wikimedia

EGITO

No Cairo, capital do Egito, uma das tradições é ir à Mesquita do Alabastro e usar vestimentas muito especiais. Para eles, o ano vira mesmo na primeira lua crescente de janeiro.

Foto: - Ahmed Ragheb - commons wikimedia

INGLATERRA

Na Inglaterra, uma das tradições é acompanhar a contagem regressiva no Big Ben, um sino gigante e com relógio localizado em Londres.

Foto: - reprodução de vídeo

BRASIL

O Brasil também tem muitas tradições, como pular 7 ondinhas, caso a pessoa esteja em uma praia. Outra é comer romã.

Foto: - commons wikimedia

E você, o que achou dessas tradições?

Foto: - Reprodução de vídeo

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: - Reprodução de video