Dicas para aliviar o calor sem ar-condicionado

Cada vez que volta o calorão, as redes sociais lançam uma onda de sugestões oara que as pessoas possam se refrescar sem gastar muito.

Foto: Freepik

Um vídeo de sucesso no YouTube mostra como criar um "ar-condicionado" caseiro usando uma caixa de isopor.

Foto: reprodução internet

No tutorial, um homem usa uma caixa de isopor como a base dessa solução improvisada, mas também menciona que um pote ou balde com tampa pode ser utilizado.

Foto: reprodução youtube

Para criar o "ar-condicionado" caseiro, você precisará de uma caneta marcadora, um estilete, um mini ventilador portátil e dois pequenos pedaços de cano.

Foto: reprodução youtube

Comece marcando o tamanho dos canos na lateral da caixa. Depois, use o estilete para cortar e encaixe os itens nos buracos correspondentes.

Foto: reprodução youtube

Depois, basta repetir o procedimento na parte superior da caixa de isopor, mas agora para inserir o miniventilador.

Foto: reprodução youtube

Para finalizar, coloque gelo dentro do "ar-condicionado" caseiro para criar uma sensação de frescor no ambiente. Veja agora outras dicas caseiras para aliviar o calor sem precisar gastar muito com ar-condicionado!

Foto: montagem / reprodução youtube

Hidratação: Beber muita água nesses períodos mais secos é essencial para se manter hidratado, seja ela gelada ou não. Isso porque, segundo especialistas, o próprio corpo aquece o líquido que é ingerido.

Foto: engin akyurt Unsplash

Banho gelado: Tomar um banho gelado auxilia a esfriar o corpo, baixando a temperatura central.

Foto: PublicDomainPictures por Pixabay

Pano frio no corpo: Aplique um pano frio ou bolsas de gelo nos pulsos ou ao redor do pescoço para esfriar a temperatura do corpo.

Foto: freepik stockking

Ventilador na janela: Embora você possa sentir mais conforto térmico quando o ventilador está voltado para você, ele, na verdade, não tem a capacidade real de esfriar o ambiente; ele apenas movimenta o ar.

Foto: Youtube/ Stardust Vibes - Relaxing Sounds

Uma boa opção é posicionar o ventilador na direção da janela durante a noite, pois geralmente, nesse período, a temperatura fora do quarto é mais baixa do que dentro.

Foto: Juan Emilio López Gallardo por Pixabay

Isso permite que o aparelho expulse o ar quente para fora e deixe o ar mais fresco entrar, refrescando assim o ambiente.

Foto: reprodução youtube

Feche cortinas: Segundo especialistas, o ideal é fechar cortinas ou persianas para impedir que o sol entre diretamente e esquente o interior.

Foto: freepik marymarkevich

Outra opção é colocar cortinas que bloqueiam a luz para isolar o ambiente e diminuir os aumentos de temperatura ao longo do dia.

Foto: Logan Cameron Unsplash

Feche portas: Se uma sala sem janelas ou ventilação não estiver sendo usada, feche a porta para restringir o ar fresco às partes da casa onde as pessoas estão presentes.

Foto: freepik pvproductions

Lâmpadas ajudam: Mesmo que não reduza muito o calor dentro de casa, as lâmpadas LED produzem menos calor em comparação com as lâmpadas incandescentes.

Foto: freepik

Bloco de gelo: Você pode criar um “ar-condicionado” simples usando um ventilador e um bloco de gelo. Primeiro, ponha um recipiente grande no freezer, como uma panela ou balde, ou até mesmo uma garrafa pet.

Foto: freepik

Em seguida, coloque o bloco de gelo na frente do ventilador e aproveite a sensação de ar gelado que se espalha pelo ambiente.

Foto: Public Domain Pictures pexels

Toalhas molhadas: Mesmo que não seja supereficaz para esfriar o ar de verdade, a água pode ser útil para deixar o ambiente mais agradável ao umidificá-lo.

Foto: Alexa por Pixabay

Uma dica é distribuir baldes ou bacias com água (de preferência fria), jogue um pouco de água no chão ou coloque toalhas úmidas pelo lugar - essa última maneira é a mais eficiente.

Foto: freepik aospan

No entanto, use esse truque com cuidado, especialmente em dias muito úmidos, pois pode fazer a sensação de calor ficar ainda pior.

Foto: Freepik

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Freepik