Tradição de origem italiana
Todo dia 29 é dia de comer nhoque! Para isso, é necessário cumprir o ritual conforme manda o figurino. Ou seja, colocando uma nota de dinheiro embaixo do prato e comendo as primeiras sete bolinhas de pé. Mas você de onde surgiu este costume?
Foto: Shutterstock
Lenda de São Pantaleão
Reza a lenda que, no século IV, São Pantaleão andou vestido como maltrapilho por um vilarejo italiano no dia 29 de dezembro. O santo bateu à porta de uma família muito pobre e numerosa, que apesar das dificuldades, fez questão de dividir sua pequena refeição com o desconhecido.
Foto: Shutterstock
A refeição era nhoque
Ao dividir a refeição entre todos, cada pessoa à mesa precisou se contentar com apenas sete pedacinhos de nhoque. Após o jantar, São Pantaleão agradeceu a estadia e se foi.
Foto: Shutterstock
A surpresa vem agora!
Depois que São Pantaleão foi embora, o patriarca da família generosa foi retirar a mesa de jantar. Contudo, uma surpresa: embaixo de cada prato havia muito dinheiro deixado pelo santo maltrapilho.
Foto: Guia da Cozinha
Ritos importantes no dia 29
Após a popularização da lenda, todo dia 29 é o Dia do Nhoque da Fortuna. Para que ela funcione de verdade, é importante que os primeiros sete pedaços de nhoque sejam comidos em pé, mentalizando um pedido para cada um deles. Em seguida, você se senta para comer sua refeição. Legal, né?
Foto: Shutterstock
Ficou com água na boca?
Não deixe a data passar em branco! Confira aqui uma receita deliciosa de nhoque para saborear com a família neste dia do Nhoque da Fortuna.
Foto: Shutterstock
Bom apetite!
Diariamente, o Guia da Cozinha publica conteúdos sobre alimentação no Terra 🌎
Foto: Shutterstock