Pimentão
Oito a cada dez pimentões vendidos em mercados e feiras brasileiras continham agrotóxicos proibidos ou acima do nível permitido. 82% das amostras estavam contaminadas.
Foto: iStock
Goiaba
42% das amostras testadas estavam contaminadas por agrotóxicos que não são autorizados para uso na cultura de goiaba ou acima do nível permitido. Vale lembrar que o Brasil está entre os maiores produtores de goiaba do mundo.
Foto: iStock
Cenoura
Das amostras analisadas pela pesquisa, 40% apresentaram agrotóxicos não autorizados para a cultura de cenoura ou acima do nível permitido.
Foto: iStock
Tomate
De todas as amostras analisadas, 35% estavam contaminadas por agrotóxicos não autorizados para a cultura de tomate. Foi encontrado em 5 tomates o ometoato, que não possui uso autorizado no Brasil.
Foto: iStock
Alface
30% dos alfaces testados continham agrotóxicos não autorizados. O nível é alarmante já que a alface se destaca por ser a folhosa mais consumida no Brasil, segundo a ABCSEM.
Foto: iStock
Uva
Das amostras analisadas pela pesquisa, 27% apresentaram agrotóxicos não autorizados para a cultura da uva ou acima do nível permitido.
Foto: iStock
Beterraba
15% das amostras testadas estavam contaminadas por agrotóxicos que não são autorizados para uso na cultura de beterraba ou acima do nível permitido.
Foto: iStock
Laranja
Uma em cada 14 laranjas tinham agrotóxico o suficiente para causar uma intoxicação aguda em quem consumisse.
Foto: iStock
Alimentos ultraprocessados
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os alimentos ultraprocessados derivados de carne e leite que mais possuem agrotóxicos no Brasil são: nuggets, requeijão, linguiça suína, mortadela, salsicha e hambúrguer bovino.
Foto: iStock
É possível retirar 100% dos agrotóxicos dos alimentos?
Depois de conhecer os alimentos que mais possuem agrotóxicos, confira se é possível retirar esses componentes químicos das comidas em casa.
Foto: iStock