Ajuda na dieta e faz bem: saiba preparar um chá perfeito!

Foto: sadjack pixabay

Feito de ervas ou frutas, o chá é uma bebida consumida mundialmente que pode trazer beneficios para a saúde. Saiba como preparar uma bebida perfeita.

Foto: iStock

O chá tem origem na China (mais de 2 mil anos antes de Cristo), mas também se popularizou em outros países que tornaram-se produtores em escala mundial: Bangladesh, Índia, Nepal, Vietnã, Uganda e Quênia, entre outros.

Foto: pexels -pixabay

Dentre os consumidores mais vorazes, a Inglaterra é uma referência. E para os britânicos, o chá perfeito deve ser preparado com folhas inteiras, não em saquinhos, pois, na produção, as folhas menores, de pior qualidade, é que são processadas.

Foto: gerdinek pixabay

Para fazer um chá nota 10, além das folhas naturais, há outros "segredos", que o Flipar revela. Para começar, use água fresca (nunca requentada) e filtrada.

Foto: anna sulencka pixabay

A chaleira com a água deve ser levada ao FOGO MÉDIO ATÉ FERVER. A água fervente deve ser jogada sobre as ervas num bule PREVIAMENTE ESCALDADO para INFUSÃO (tampa bem colocada) durante NO MÁXIMO 5 MINUTOS. Geralmente, usam-se 10 a 13 gramas de chá para 1 litro de água.

Foto: lucas wendt pixabay

Se fizer chá de alguma raiz, como gengibre, ela deve estar na água durante a fervura, para que as propriedades sejam extraídas. Tome o chá logo após o preparo ou EM ATÉ 10 horas. Depois, as propriedades se perdem e o efeito desejado não é alcançado.

Foto: Divulgação/Receita de Vó

Cascas de frutas também podem ser aproveitadas para o preparo de chás deliciosos. As cascas são fervidas e depois devem descansar por alguns minutos na chaleira tampada. Em seguida, basta coar e servir. Maracujá, maçã, abacaxi, limão e laranja estão entre as frutas mais indicadas.

Foto: jill wellington pixabay

Evite ao máximo recipientes ou acessórios de plástico e alumínio, pois eles absorvem o aroma e podem liberar compostos químicos perigosos para a saúde

Foto: sadjack pixabay

Os chás têm propriedades que podem ajudar a prevenir doenças, auxiliar na memória, dar disposição e reduzir a ansiedade. A maioria tem efeitos antioxidantes que retardam o envelhecimento. Muitos também ajudam a evitar inflamações. E, juntando o útil ao agradável, chás podem ter aroma e sabor agradáveis.

Foto: Tuasaude.com

Procure transformar o consumo do chá num momento tranquilo, um ritual que traga tranquilidade, além dos benefícios nutritivos e funcionais das ervas, frutas ou raízes.

Foto: StockSnap - pixabay

Veja agora alguns chás indicados para equilibrar o organismo e melhorar a saúde no dia a dia.

Foto: congerdesign pixabay

Reduzem insônia e ansiedade

Camomila, Maracujá, Hortelã, Poejo, Erva-Doce (foto).

Foto: Site Tuasaude.com

Ajudam na digestão e aliviam enjoos e azias

Camomila, Erva-Cidreira, Funcho, Espinheira-Santa (foto), Mate, Hortelã, Erva-Doce, Boldo, Gengibre, Earl Grey, Carqueja, Avenca, Manjerona.

Foto: Tuasaude.com

Diuréticos (evitam cistites)

Hibisco, Erva-Doce, Boldo, Alecrim, Gengibre, Carqueja, Cavalinha (foto), Girassol, Quebra-Pedra, Pata-de-Vaca.

Foto: Tuasaude.com

Energéticos

Mate, Preto (foto), Branco, Earl Grey, Verde.

Foto: congerdesign pixabay

Queimam gorduras

Preto, Gengibre, Earl Grey (foto), Girassol, Pata-de-Vaca.

Foto: diapicard - pixabay

Reduzem açúcar no sangue

Verde, Alecrim, Canela, Gengibre, Carqueja (foto), Pata-de-Vaca, Quebra-Pedra, Girassol.

Foto: Tuasaude.com

Reforçam a memória

Verde (foto), Alecrim, Sálvia.

Foto: Divulgação/Drogaria Minas Brasil

Alguns chás ainda têm a vantagem do aroma agradável, que se espalha pela casa. Entre eles, Hibisco (foto), Hortelã, Alecrim e Earl Grey (Bergamota).

Foto: Tuasaude.com

O consumo de chás deve ser moderado para que o efeito não seja o contrário do desejado. Sempre é bom consultar o médico sobre chás indicados para cada pessoa, conforme o nível de colesterol, glicose e outros índices.

Foto: Tuasaude.com

Gestantes só devem tomar chás após consulta médica para verificar se não existe risco. Algumas substâncias presentes nas plantas podem reagir com medicamentos, por exemplo, atenuando os efeitos do tratamento.

Foto: Tuasaude.com

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: sadjack pixabay