9 alimentos ricos em vitamina C para fortalecer a imunidade

Foto: ASMR/iStock

A vitamina C desempenha um papel fundamental no funcionamento do organismo. Segundo a farmacêutica Luciana Rocha, ela atua diretamente nas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo os anticorpos. Por isso, a seguir, confira alimentos ricos nesse nutriente!

Foto: Tatjana Baibakova | Shutterstock

1. Abacaxi 

Além de possuir manganês, magnésio e potássio, a fruta ainda é rica em vitamina C. Ademais, melhora a digestão, aumenta a imunidade, ajuda a diminuir os sintomas da artrite e a fortalecer o organismo após os exercícios físicos.

Foto: Romix Image | Shutterstock

2. Acerola

A acerola possui um teor de vitamina C muito elevado, sendo uma das maiores fontes naturais desse nutriente. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combate os radicais livres e melhora a absorção de ferro.

Foto: andersonmafra | Shutterstock

3. Laranja

Rica em vitamina C, a laranja também apresenta flavonoides, betacarotenos e fibras. Assim, ela ajuda a diminuir o colesterol, melhorar a memória e afastar doenças respiratórias. Ainda, contribui para a prevenção de gripes e resfriados e diminui a prisão de ventre.

Foto: Look Studio | Shutterstock

4. Tomate

Por possuir vitamina C e licopeno, o tomate é um poderoso antioxidante que auxilia na proteção contra várias doenças. Assim, ele fortalece a imunidade e promove a saúde.

Foto: Enez Selvi | Shutterstock

5. Kiwi

O kiwi, uma fruta deliciosa e nutritiva, contém alta quantidade de vitamina C. Além disso, é rico em fibras, que ajudam na digestão e na saúde intestinal, fortalece a imunidade, melhora a absorção de ferro e contribui para a saúde da pele.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

6. Melão

Além da vitamina C, o melão é rico em antioxidantes e contém uma boa quantidade de água, que ajuda a manter o corpo hidratado. Ele também fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde dos olhos e da pele.

Foto: photo_by_tago | Shutterstock

7. Brócolis

Por conter poderosos antioxidantes, como vitamina C e fitoquímicos, o brócolis ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo, diminuindo os riscos de doenças crônicas, e fortalece o sistema imunológico.

Foto: Bukhta Yurii | Shutterstock

8. Manga

A manga é uma fruta suculenta e saborosa. Rica em vitamina C, antioxidantes e fibras, ela promove a saúde digestiva, contribui para a imunidade, melhora a saúde dos olhos e a regeneração celular.

Foto: LNataly | Shutterstock

9. Limão

O limão possui propriedades antioxidantes, é rico em vitamina C e é uma boa fonte de potássio, magnésio e fósforo. Assim, ajuda a aumentar a imunidade, reduz o risco de doenças no coração, faz bem para a pele, melhora a digestão e desintoxica o organismo. 

Foto: (Imagem: Sandra Chia | Shutterstock)

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: ASMR/iStock