8 jeitos fáceis de ingerir mais proteína no seu dia a dia

Substância deve ser consumida de maneira distribuída entre as refeições

Foto: Jacob Ammentorp Lund

Importância

A proteína é necessária para o bom funcionamento do organismo. As substâncias servem para diversas funções, como construção e reparação dos músculos, produção de hormônios e suporte ao sistema imunológico.

Foto: fcafotodigital

Várias vezes

As proteínas devem ser consumidas durante todo o dia. "Uma dieta rica em proteínas de qualidade contribui para a manutenção da energia ao longo do dia e para a recuperação muscular após atividades físicas intensas", explica a nutricionista Giovana Canno.

Foto: Koval Nadiya

No café da manhã

Aproveite o café da manhã para dar o pontapé inicial na sua dose diária de proteína. Não faltam alimentos para complementar o cardápio: ovo, abacate, iogurte grego e queijo cottage são alguns exemplos.

Foto: TinaFields

Na hora do lanche

"Mantenha lanches práticos e ricos em proteínas, como nozes, castanhas, iogurte grego, ou barras de proteína", diz a nutricionista Giovana Cano. Misture sementes de chia e abóbora para turbinar os alimentos do dia! Um shake de proteína também é uma boa opção.

Foto: JackF

Uma fonte sempre

"Certifique-se de incluir uma fonte de proteína em cada refeição, como peito de carne bovina, frango, peixe, tofu, lentilhas ou feijão", diz a nutricionista. As proteínas demoram mais para serem processadas pelo organismo e evitam uma sensação de fome maior.

Foto: David Petrus Ibars

Leguminosas e queijo

Use e abuse das leguminosas para variar o cardápio. Além das lentilhas, você pode comer grão-de-bico, saladas, sopas e guisados. "São uma excelente fonte de proteína vegetal", diz a nutricionista. O queijo ralado também ajuda a turbinar a refeição de proteína!

Foto: ClarkandCompany

Peixe e ovo

Não está com tempo para cozinhar um frango ou uma carne? Uma lata de atum é recheada de proteínas. O ovo também é um alimento fácil que pode servir como um bom coringa em todas as refeições. Já tem uma fonte de proteína? Coloque um ovo em cima!

Foto: Rawpixel

Substituições inteligentes

Garanta mais proteínas, sem fazer grandes mudanças. "Substitua alimentos comuns por versões mais ricas em proteínas, como trocar pão branco por pão integral com sementes ou arroz branco por quinoa". Dica de ouro: misture ervilhas no arroz para turbinar o prato!

Foto: invizbk

Na sobremesa também

Inclua o iogurte grego na sobremesa. Para garantir mais proteínas, busque alimentos à base de farinhas alternativas, como de amêndoa ou caju.

Foto: Pinkybird

Use suplementos, se necessário

Se tiver dificuldades de atingir as necessidades diárias de proteína, use suplementos."Mas lembre-se: consulte um nutricionista para entender a real necessidade do seu organismo", reforça a nutricionista Giovana Canno.

Foto: mihailomilovanovic

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: WS Studio