10 dicas para preparar saladas saudáveis e emagrecer

Foto: iStock

As saladas desempenham um papel fundamental na alimentação saudável e equilibrada. Além disso, são uma maneira prática de incorporar diferentes nutrientes nas refeições. A seguir, confira dicas para preparar saladas gostosas, saudáveis e nutritivas!

Foto: Jacob Lund | Shutterstock

1. Variedade de folhas

Comece com uma base de folhas verdes frescas, como alface, rúcula, espinafre ou agrião. A variedade traz diferentes nutrientes e sabores à salada.

Foto: Shlyahov Sergei | Shutterstock

2. Adicione cores vibrantes

Inclua uma variedade de legumes coloridos nas refeições, pois, segundo a nutricionista Glauce Lamoglie de Carvalho, cada cor representa a predominância de certos nutrientes que são capazes de trazer benefícios e prevenir doenças.

Foto: Kolpakova Svetlana | Shutterstock

3.  Acrescente proteína

Adicione proteínas magras, como frango grelhado, atum, camarão, grão-de-bico ou tofu, para tornar a salada mais saciante e nutricionalmente completa.

Foto: StockImageFactory.com | Shutterstock

4. Inclua oleaginosas 

A nutricionista Natália Colombo explica que as oleaginosas devem fazer parte de uma alimentação saudável, pois são compostas por gorduras boas, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).

Foto: Ground Picture | Shutterstock

5. Fibras com grãos integrais

Inclua grãos integrais nas saladas para aumentar o consumo de fibras. “As fibras presentes nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Absorvem excessos e ajudam a eliminar as toxinas", explica a nutricionista Fernanda Sobral.

Foto: Anton Belo | Shutterstock

6. Ervas e temperos naturais

Use ervas frescas, como manjericão, coentro, hortelã ou salsa, para realçar o sabor e adicionar antioxidantes à salada. Evite excesso de sal, optando por temperos naturais como limão e pimenta.

Foto: Natalia Maliseva | Shutterstock

7. Queijo com moderação

Se desejar adicionar queijo, opte por versões com menor teor de gordura, como feta ou ricota. Eles podem adicionar sabor e textura à salada, mas devem ser usados com moderação devido ao teor calórico.

Foto: Mironov Vladimir | Shutterstock

8. Molhos caseiros 

Faça molhos para salada em casa, utilizando azeite de oliva, vinagre balsâmico ou de maçã, mostarda dijon e limão. Evite molhos industrializados, que costumam conter açúcar e gorduras saturadas.

Foto: Fotologija | Shutterstock

9. Faça combinações criativas

Experimente combinações inusitadas, como salada com frutas e hortelã, salada de quinoa com abacate e manga, ou salada de grão-de-bico com pepino e tomate. A criatividade torna a salada mais interessante e apetitosa.

Foto: Mangostar | Shutterstock

10. Evite adições calóricas 

Evite adicionar croutons, bacon ou molhos cremosos em excesso, pois eles podem acrescentar calorias vazias e gorduras pouco saudáveis à salada.

Foto: Catherine Murray | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: iStock