Sua frequência sexual está saudável? Saiba como aumentar libido

Separamos 5 dicas para dar um up na sua libido

Foto: George Coletrain

Libido

A libido é afetada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Do ponto de vista físico, problemas como menopausa, vaginismo, fadiga, desequilíbrio hormonal e outros, podem afetar a frequência sexual.

Foto: Sabina Tone

Cabeça sã

Do ponto de vista psicológico e emocional, problemas como ansiedade, depressão e estresse também tendem a afetar a saúde sexual do humano. "Ainda que muitas pessoas desconsiderem essa parte, o lado emocional tem efeito direto na libido”, explica a sexóloga Claudia Renzi.

Foto: Jannes Jacobs

Disfunção erétil

E olha que esse problema não atinge apenas as mulheres: pelo menos 29% dos indivíduos que convivem com altos níveis de estresse sofrem de disfunção erétil, segundo pesquisa francesa que avaliou executivos entre 35 e 49 anos.

Foto: Road Trip with Raj

Rotina ideal existe?

A sexóloga reforça que não existe uma “fórmula ideal" de quantas vezes se deve ter relações sexuais durante a semana. "Cada pessoa é uma pessoa", reforça. Ainda assim, caso esteja querendo dar um up na libido, separamos algumas dicas para te ajudar.

Foto: Nihal Demirci

Passo 1: faça um check-up

Para ter certeza de que você não está passando por nenhum problema de origem física, procure um médico. No caso das mulheres, ginecologistas ou obstetras podem ajudar a riscar alterações hormonais da lista.

Foto: Reprodução Giphy

Estilo de vida saudável

Estudos comprovam que o tabaco e o álcool impactam na queda da libido. Reduza o consumo dessas substâncias e sentirá o efeito na pele, digo, na cama.

Foto: Reprodução Giphy

Saúde mental em dia

Priorize o autocuidado. Traumas, estresse, sobrecarga mental, além de situações difíceis do cotidiano, afetam tanto o prazer quanto a libido.

Foto: Reprodução Giphy

Faça exercícios físicos

Na mesmíssima linha do “estilo de vida saudável": movimente-se. Uma pesquisa do "Journal of Urology", provou que homens que praticam atividades físicas regularmente possuem um desempenho sexual melhor, tanto do que diz respeito a duração do sexto quanto da ejaculação.

Foto: Reprodução Giphy

Explore seus desejos

Descubra o que te dá prazer e o que você não curte na cama. Explore suas fantasias, converse com seu parceiro (a) e aventure-se. Você vai ver como isso trará benefícios para sua vida sexual!

Foto: Reprodução Giphy

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Roman Khripkov