6 benefícios comprovados do orgasmo: da pele ao estresse

Estrógeno liberado durante relação pode influenciar epiderme, diz médica

Foto: double_p

Glow up

Lembra de quando a hashtag #aftersex bombava no IG, com fotos e selfies de casais depois de transar? Em todas as imagens era possível ver que a pele dos participantes estava com efeito “glow”, mais radiantes e brilhosas.

Foto: lekcej

Libera hormônios

Segundo a médica ginecologista Débora Rosa, esse efeito pós-sexo acontece por causa da liberação do estrógeno, um hormônio sexual feminino, durante a transa.

Foto: oleg66

Colágeno

Este hormônio, entre outros impactos, ajuda na manutenção do colágeno, que é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele.

Foto: KatarzynaBialasiewicz

Endorfina

A médica também frisa que outros hormônios e neurotransmissores são liberados durante o orgasmo, como é o caso da endorfina, poderoso provedor daquela sensação de bem-estar.

Foto: lekcej

Menos estresse

Além disso, o sexo promove a melhora da circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir o nível de cortisol no corpo e, por consequência, ajuda diminuir o estresse. "Uma pessoa estressada não tem a pele bonita, não é mesmo”, brinca a especialista.

Foto: claudio.arnese

Regenera

Não podemos deixar de falar do efeito fortalecedor e regenerativo que o sexo causa na pele, o que torna a cicatrização mais rápida.

Foto: chaoss

E os fios

Quanto aos benefícios do sexo para o cabelo, um estudo recente realizado pelo cientista Howard Rosenthal descobriu que o orgasmo direciona o sistema nervoso a enviar impulsos e contrações musculares que provocam formigamento das pontas dos dedos dos pés até a raiz do cabelo.

Foto: dmbaker

Benefícios capilares

Enquanto a pessoa fica excitada, o couro cabeludo recebe impulsos que dinamizam a circulação, auxiliando na condução de nutrientes aos folículos capilares. O resultado é um cabelo mais forte.

Foto: lekcej

Outras pesquisas

Em 2013, o psicólogo clínico David Weeks conduziu um estudo para investigar se quem faz sexo com frequência aparenta “ser mais novo” do que o restante.

Foto: Personare

Método

O pesquisador britânico ficou cerca de uma década interrogando milhares de homens e mulheres entre 40 e 50 anos.

Foto: ChristopherBernard

Fórmula mágica

Segundo a análise do psicólogo, aqueles que relataram fazer sexo cerca de três vezes por semana – 50% a mais do que os outros participantes da pesquisa – eram os que pareciam mais jovens.

Foto: AleksandarNakic

Atenção

Mas Débora alerta que apenas transar não é o suficiente para obter uma pele mais bonita e um cabelo mais forte. É importante também levar em conta alimentação, sono e prática de exercícios físicos. O sexo fica pra depois.

Foto: tunart

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: ferrantraite