14 frases para não dizer a uma mãe que cuida de um bebê

A autora do manifesto é a jornalista e empresária Daniela Arrais, que é mãe de uma criança de dois anos

Foto: Jonathan Borban

É exaustivo

Criar e cuidar de um filho não é tarefa fácil. Tanto é que um estudo global realizado pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em 2018, revelou que 1,3% das mães brasileiras já enfrentaram alguma situação de esgotamento mental durante a maternidade.

Foto: Sergiu Valena

Burnout parental

Na pandemia, então, estes aumentaram e foi criado o termo “burnout parental” para explicar a estafa psicológica que muitas mães enfrentam durante o período.

Foto: Jenna Norman

Nem todo mundo entende

Ainda assim, muitas pessoas não entendem o trabalho e a demanda que cuidar de uma criança exige, e é aí que as cobranças e comentários indesejados acontecem...

Foto: Kelly Sikkema

Xô, cobrança

Foi pensando nisso que a jornalista, influenciadora e empresária Daniela Arrais criou uma lista com frases “para não dizer a uma mãe que cuida de um bebê”. Ela compartilhou o manifesto na internet e não demorou para que outras mulheres se reconhecessem.

Foto: @daniarrais

Maternidade política

Dani é mãe de Martin junto com a parceira Laura Della Negra. Neste ano, a criança acabou de completar dois anos de idade. No post no Instagram, Daniela compartilhou algumas frases que são capazes de tirar qualquer mãe do sério. Veja lista e mantenha-se atento.

Foto: @daniarrais

"Colo vicia"

Mães estão cansadas de ouvir isso! "Ele tava bonzinho até você chegar". "Nossa, você ainda não voltou a trabalhar?". "Como você tem coragem de viajar sem sua filha?". "A mãe viaja a trabalho e dizem: 'Puxa, as crianças ficaram com quem?'".

Foto: Jonathan Borba

Não para por aí...

"É só se organizar e fazer tudo enquanto o bebê dorme…". "Mas tem três horas entre uma mamada e outra! Dá tempo de sobra". "Precisa de ajuda mesmo? Eu fazia tudo sozinha...”. "Meus filhos comiam açúcar e estão todos vivos"."Mas não era mais fácil adotar? (mães que realizaram inseminação artificial)".


Foto: Lawrence Crayton

Tem mais!

"Arranje um tempo para cuidar de você". “Você não acha que tá mimando demais?".
"Vai passar… Quero matar quando ouço isso!". "Dar um tapinha na mão educa, na verdade. Para ele entender os limites…".

Foto: Igor Rodrigues

Cara de cansada

Dani frisa também que a frase “você está com cara de cansada” é péssima para as mães. O post mostra, basicamente, que o que uma mãe precisa ouvir não são comentários ofensivos nem críticas à sua maneira de educar uma criança. Demonstre apoio, ofereça ajuda e não meta o bedelho na criação alheia – isso apenas atrapalha o processo.

Foto: Nathan Dumlao

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Austin Wade