Cuidados

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Internacional da Saúde Mental, data que também é um alerta sobre a necessidade de tornar o bem-estar psicológico e emocional uma realidade do dia a dia. Já parou para pensar em como você lida com pressão, ansiedade e estresse?

Foto: Halfpoint / Adobe Stock

Profissionais brasileiros

Não é somente a condição física, o esgotamento mental é capaz de abalar o bem-estar. Quando o assunto é trabalho, aliás, 81% dos trabalhadores se dizem cansados, como já apontou uma pesquisa da Pulses, empresa que monitora clima organizacional.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

O futuro da saúde mental

Estudo global realizado pelas universidades Queensland, na Austrália, e Harvard, EUA, indica que metade da população mundial terá algum distúrbio mental até os 75 anos. Depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) serão mais comuns entre mulheres.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

A saúde dos jovens

Esse estudo, publicado pela revista The Lancet Psychiatry e com mais de 150 mil adultos entre 2001 e 2022, apontou que os distúrbios geralmente se manifestam pela 1ª vez durante momentos importantes da vida, como infância e adolescência ou início da fase adulta e, por isso, requer atenção desde já. Veja 4 iniciativas para cuidar da sua saúde mental:

Foto: Lumos sp / Adobe Stock

Focar no autoconhecimento

Entender as próprias emoções e trabalhar a capacidade de compreender de que formas as situações do dia a dia podem te afetar ajuda a gerenciar estresse e ansiedade, uma vez que os gatilhos podem ser trabalhados. Se conhecer melhor auxilia na tomada de decisão, que leva o todo em consideração, de modo racional, promovendo o cuidado mental.

Foto: arthurhidden / Adobe Stock

Conhecer e aplicar limites

Ao se conhecer melhor, é possível identificar mais facilmente os próprios limites e fazer deles uma barreira de proteção. Seja no trabalho ou na vida profissional, é essencial compreender os compromissos selados e o poder do “não” quando necessário na busca do equilíbrio. Proteja-se física e mentalmente da sobrecarga.

Foto: fizkes / Adobe Stock

Maior cuidado emocional

O bem-estar psicológico complementa a saúde geral, e esse cuidado emocional vai da criação de laços até a gestão das conexões baseadas no respeito, comunicação e apoio. A saúde social é um pilar que requer atenção diária: já percebeu como seu dia é afetado por questões emocionais? O passo seguinte é saber gerenciá-las; a terapia pode ajudar.

Foto: Wayhome Studio / Adobe Stock

Melhor saúde física

O elo entre ela e a saúde emocional não é apenas uma sugestão, quando se trabalha o corpo, a mente também é beneficiada. A atividade física libera substâncias capazes de gerar sensação de bem-estar. Lembre-se: quando a saúde física não está bem, a mental pode ser impactada, e vice-versa.

Foto: Anela R/peopleimages.com / Adobe Stock

Foto: App Atma