Onda de calor

O Brasil passa novamente por uma intensa e duradoura onda de calor, com as regiões sul, sudeste e centro-oeste diretamente afetadas pelas altas temperaturas: veja 6 alimentos indicados para enfrentar a condição e cuidar do bem-estar.

Foto: vladischern / Adobe Stock

Por que está calor?

Até o dia 20 de março, algumas regiões do país experimentam forte calor resultado do chamado efeito domo, um fenômeno atmosférico que se caracteriza pela retenção do ar quente em virtude da alta pressão instalada no local, o que impede a formação de nuvens de chuva. Essa bolha se encontra em parte da Argentina e do Paraguai, atingindo o Brasil.

Foto: Antonioguillem / Adobe Stock

Calor e mal-estar

O corpo humano tem um equilíbrio térmico específico, assim alterações do clima podem afetar a capacidade de resfriamento do organismo. O forte calor tende a levar ao suor excessivo, mecanismo do corpo para aliviar o calor, o que pode gerar desidratação. Uma boa alimentação é fundamental: veja 6 alimentos para os momentos de calor intenso pela manhã, tarde ou noite.

Foto: BillionPhotos.com / Adobe Stock

Melancia

Rica em vitaminas A, importante para a saúde dos olhos, e C, que protege a pele dos danos causados por radicais livres, além de potássio e licopeno. Ela é uma excelente fonte de fibras e água, elemento que representa 92% da fruta e proporciona hidratação.

Foto: Pineapple studio / Adobe Stock

Folhas verdes

Ricas em água, não apenas auxiliam na hidratação, possuem vitaminas A e C, são ricas em antioxidantes e, em razão do potássio, fazem bem ao coração. São ótimas fontes de fibra, excelente para a digestão, e têm poucas calorias. Apesar de um alimento leve, promove saciedade e faz com que o sistema digestivo trabalhe melhor. Alface, couve, espinafre e rúcula são alguns exemplos de folhas.

Foto: AkuAku / Adobe Stock

Peixes

De fácil digestão, são fontes de proteínas, ótimas para a saciedade e manutenção da massa muscular, ricos em ômega-3, propriedade com benefícios para o cérebro e ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. Peixes como o salmão são cheios de vitamina D, importante para os ossos.

Foto: Jacek Chabraszewski / Adobe Stock

Abacaxi

Quase 87% dele é água, tornando-o ótimo para hidratar o corpo e promover a reposição dos líquidos perdidos pelo suor. Enquanto a vitamina C ajuda na saúde da pele e o sistema imunológico, o açúcar natural fornece energia para o corpo.

Foto: jchizhe / Adobe Stock

Pepino

Cerca de 96% do alimento é água, o que faz dele excelente para uma correta hidratação. Com de vitamina A e C, possui potássio, um mineral que ajuda no processo de desintoxicação do corpo. Cheio de fibras, tem poucas calorias e um sabor refrescante.

Foto: New Africa / Adobe Stock

Tomate

Com vitamina C, boa para a saúde da pele, sua composição chega a quase 95% de água. É um bom antioxidante, devido ao licopeno, e fonte de potássio e fibra. O tomate pode ser consumido de diferentes formas, desde uma simples salada até outros pratos como sanduíches ou mesmo sucos.

Foto: kieferpix / Adobe Stock

Bônus: água de coco

Em alta nas praias e em dias de calor, todo mundo sabe que a água de coco é incrível para proporcionar hidratação. O que pouca gente imagina é que ela é rica em potássio, sódio, eletrólitos e magnésio, muito bons para o funcionamento do corpo, consumida durante exercícios físicos por exemplo.

Foto: oscargutzo / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br