Qualidade de vida

Hormônios do sono desregulados, insônia e outros problemas do sono, quando o assunto é dormir melhor torna-se inevitável não lembrar do papel essencial que o ciclo circadiano possui. Entenda o que é e qual a importância dele para o descanso.

Foto: Chinnapong / Adobe Stock

O que é?

É o nome dado ao ciclo biológico com duração de um dia (24h) e, portanto, muito importante em processos fisiológicos, como a liberação de hormônios e regulação do sono.

Foto: Khunatorn / Adobe Stock

O ciclo e a rotina

O ciclo circadiano está sincronizado ao ambiente, ou seja, também tem ligação direta com a rotina. Uma vez que a jornada aconteça durante manhã e tarde, é esperado que, à noite, com um ciclo circadiano ajustado, o corpo já esteja no processo de preparação para o descanso.

Foto: fizkes / Adobe Stock

Como o ciclo funciona?

Durante o dia, a luminosidade estimula produção de cortisol, cujo ápice acontece logo antes de um indivíduo acordar. Em contrapartida, com o cair da noite, a melatonina, substância naturalmente produzida pelo corpo, ganha espaço e vai trabalhar para a chegada do sono.

Foto: sutlafk / Adobe Stock

Um ciclo desajustado

Pode causar problemas relacionados ao sono em si e, portanto, afetar o desempenho, a concentração, a recuperação física, a capacidade cognitiva, o humor e a saúde como um todo. Com o ciclo desajustado, pessoas podem ficar sonolentas pela manhã e alertas à noite, em uma clara inversão, prejudicial especialmente para quem tem uma jornada matutina.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Boas práticas

Cuidar do ciclo circadiano é construir uma boa rotina e segui-la: se alimentar nos períodos corretos e com atenção ao tipo de alimento, praticar exercícios, exposição segura ao sol (em períodos adequados e que não coloquem a saúde em risco), evitar exposição à luz intensa durante a noite e evitar estimulantes, como a cafeína. Essas são algumas dicas que podem ajudar.

Foto: Clement Coetzee/peopleimages.com / Adobe Stock

Foto: Atma