"Quem disse que roupa de mãe tem que ser careta?”: conheça a Nave

Marca brasileira quer reinventar a "moda maternidade” com peças práticas e estilosas

Foto: Divulgação

Made in BR

A Nave nasceu online em setembro de 2022 no mercado brasileiro, co-fundada por duas empreendedoras estrangeiras morando em São Paulo - Donatella Basdereff e Mariana Lau Bedoya. Uma veio do digital, e a outra do mundo da moda. 

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Para todas as viagens

"Nos juntamos para criar as roupas de amamentação do futuro: roupas práticas, sustentáveis e descoladas com zíperes nas laterais para que as mães se sintam lindas e a vontade de amamentar em qualquer lugar. A Nave nasceu para acompanhar as mães em todas suas viagens", explicam as sócias.

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Os produtos

A Nave produz e vende roupas de amamentação. O diferencial é que em todas as peças – vestidos, camisetas e moletons -- têm zíperes escondidos nas duas laterais para facilitar a lactação em qualquer lugar sem abrir "mão do lookinho".

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Estampa, sim, por favor

As fundadoras explicam que todo produto é co-criado com as clientes da marca. "Fazemos votações online através de questionários para definir quais modelagens, estampas e cores devemos lançar". O importante é ouvir as mães.

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Falta de apoio

"No mundo em geral, o ramo da moda não enxerga muito as mães, e ainda menos as lactantes. Poucas são as marcas que criam linhas maternas, ou simplesmente que pensam as modelagens de maneira inclusiva para abranger diferentes tipos de corpos e problemáticas", pontuam.

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Lacuna no mercado

As duas sócias encontraram no Brasil uma ambiguidade: ao mesmo tempo em que a cultura da amamentação é muito valorizada no país, existem poucas marcas de roupas no mercado atendendo esse público específico.

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Tradição

"No Brasil, tem pouca oferta de moda para gestantes e amamentação. A maioria das marcas que sim existem são tradicionais – com estampas que dizem “mãe / mama” algo, “leite” algo… -- e com modelagens chatas de fast fashion que não pretendem ser usadas para outra coisa depois da amamentação".

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Futuro

Agora, a intenção das sócias é escalonar a marca. Para o Dia das Mães, a sugestão de presentes de ambas é a seguinte: "Quando vamos presentear uma mãe, sempre compramos algo pro bebê. Na verdade, quem precisa ser mimada é ela". Façam sua parte!

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