A tristeza é uma emoção tão íntima que, às vezes, sequer pode ser facilmente explicada. Lidar com a perda, sobretudo no momento que as memórias são tão intensas, pode ser um desafio. (1/9)

Foto: Rawpixel.com / Adobe Stock

Como afeta

Uma série de estudos já apontaram que o luto tem potencial para impactar a saúde: estados de depressão, estresse e ansiedade, por exemplo. Então, como lidar com tudo isso? (2/9)

Foto: peopleimages.com / Adobe Stock

Emoções

A fragilidade psicológica é um dos pontos que merecem atenção. Também é preciso entender que o luto é um processo que pode levar tempo e evitar esconder as emoções de si mesmo. (3/9)

Foto: fizkes / Adobe Stock

Autocuidado

Para alguns, nesse momento, cuidar do próprio bem-estar deixa de ser uma prioridade, todavia, é fundamental não perder o foco sobre si e manter saúde física e mental em dia. Busque atividades que tragam esses benefícios. (4/9)

Foto: fizkes / Adobe Stock

Fortaleça vínculos

Estar próximo de quem se ama, estreitar os laços com aqueles que estão mais próximos é também uma forma de cuidar de si mesmo. A saúde social é indispensável e complementa o bem-estar. (5/9)

Foto: New Africa / Adobe Stock

Tenha momentos para você

Refletir, ler um livro, entender melhor o momento. Cada instante dedicado a esse processo é valioso para lidar com as emoções. (6/9)

Foto: Valerii Honcharuk / Adobe Stock

Autoconhecimento

Essencial para perceber como cada sentimento ou emoção reflete no corpo e na mente. Busque se conhecer, pois essa habilidade é útil em diferentes conjunturas. (7/9)

Foto: Daisy Daisy / Adobe Stock

Apoio psicológico

É uma ferramenta de autoconhecimento e autocontrole, mas, sobretudo, saúde e bem-estar. Explorar sentimentos e como lidar com eles é um ponto imprescindível para o dia a dia. (8/9)

Foto: Microgen / Adobe Stock

Bem-estar mental

O que é e como alcançá-lo? Especialistas reforçam cuidados diários para a manutenção da saúde psicológica. (9/9)

Foto: makibestphoto / Adobe Stock