Saúde e bem-estar

O estresse é uma resposta natural do organismo às diferentes situações desafiadoras do cotidiano. Manifesta-se de maneira física e/ou emocional, por variadas razões, como o trabalho, desencadeando mal-estar.

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Estresse no trabalho

O ambiente corporativo demanda uma série de qualidades, mas elas não têm apenas a ver com a capacidade técnica, como emocional. A pressão, os prazos apertados e os problemas que surgem de modo inesperado e exigem ação rápida, em uma infinidade de contextos o estresse se manifesta e pode afetar negativamente a saúde dos trabalhadores, como:

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Menor produtividade e concentração

O estresse, aliado à ansiedade, pode fazer a mente se perder na busca por um momento em que o problema não existia ou quando deixará de existir. Não viver o momento presente faz com que a concentração se perca e, por consequência, a produtividade. O estresse crônico libera substâncias como cortisol e adrenalina, e a frequência da situação pode afetar a saúde geral.

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Saúde física e emocional

Além de impactar o desempenho profissional, o alto nível de estresse pode causar insônia, ansiedade e outros problemas relacionados à saúde física e emocional. Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos profissionais brasileiros sofrem com o Burnout, uma síndrome considerada doença ocupacional; o Brasil é um dos países com mais diagnósticos no mundo. Veja dicas para alcançar bem-estar no ambiente de trabalho.

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Saber quando dizer não

Não é a todo momento que se pode dizer não no ambiente de trabalho, principalmente quando se trata de uma negociação com um superior, mas saber utilizar a palavra pode fazer diferença na qualidade das entregas já combinadas, evitando sobrecarga de trabalho.

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Comunicação eficiente

Esse passo caminha junto com o anterior, uma vez que pode ser preciso demonstrar de maneira clara e eficiente os motivos de não poder incluir uma tarefa no momento ou a necessidade de deixar uma já programada para depois ao assumir a demanda urgente. A boa comunicação reduz conflitos e mal-entendidos, demonstra maturidade e organização.

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Autocuidado diário

Além de adotar ações inteligentes para lidar com os desafios no trabalho, é preciso ter meditas para o antes e após um dia de serviço. Reserve um tempo para si, tenha hobbies, cuide da saúde do corpo e da mente, alimente-se bem e, um passo essencial, descanse. Uma das principais realidades entre trabalhadores, sobretudo entre empreendedores, é a dificuldade para se desligar do trabalho até mesmo durante as férias.

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Invista em si

Se conhecer bem é uma excelente forma de identificar antecipadamente situações com alto potencial de impacto. Meditação, acompanhamento médico e terapia são formas de autoconhecimento e fazem a diferença na vida de milhões de pessoas que diariamente precisam lidar com pressão e estresse.

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Cultura organizacional

Também é papel das empresas criar uma cultura organizacional capaz não somente de manter o nível de produtividade, mas contar com políticas eficientes para a manutenção do bom clima para atrair e reter talentos, cuidando do bem-estar dos colaboradores.

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