8 dicas para diminuir a queda de cabelo

Foto: Hazal Ak/iStock

Longe de motivos em que o problema é até esperado, como puerpério e desordens nutricionais, constatar a perda de cabelos pode gerar transtornos emocionais e escolhas que agravam ainda mais o quadro. Por isso, o Dr. Ademir C. Leite Júnior, médico e tricologista, lista atitudes que podem ajudar a diminuir a queda dos fios. Confira!

Foto: Kourdakova Alena | Shutterstock

1. Reduza o estresse

Boa parte dos pacientes que reclamam de queda capilar apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido o causador do problema.

Foto: everst | Shutterstock

2. Fique atento ao couro cabeludo

Caspa ou descamação, feridas, dor e coceira no couro cabeludo fazem parte dos sinais mais recorrentes entre os pacientes com queda de cabelo. Ao perceber esses sintomas, procure um médico.

Foto: Studio Romantic | Shutterstock

3. Mantenha a higienização do couro cabeludo

Lavar os cabelos não potencializa a queda. Na verdade, quando os indivíduos deixam de lavar para evitar a percepção de queda que o banho causa, acabam deixando o couro cabeludo sujo por mais tempo. Esta sujeira, por si só, poderá agravar ainda mais a queda dos fios.

Foto: BLACKDAY | Shutterstock

4. Faça exercícios físicos

Exercícios físicos liberam endorfinas que diminuem o estresse e, consequentemente, a queda de cabelos.

Foto: chesterf | Shutterstock

5. Diminua o consumo de álcool

O álcool provoca aumento na produção de radicais livres no corpo, que promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos.

Foto: srzaitsev | Shutterstock

6. Evite fumar

É provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo, facilita a queda capilar.

Foto: Kues | Shutterstock

7. Corrija problemas hormonais

Muitas quedas de cabelo estão relacionadas a problemas hormonais. O diagnóstico e a correção deles, muitas vezes, são suficientes para interromper a queda capilar.

Foto: LeviaUA | Shutterstock

8. Procure um médico 

Boa parte dos pacientes com queda capilar já utilizaram fórmulas ou produtos que prometem tratar a queda, mas que não ajudaram em nada. Com o auxílio de um médico, além do diagnóstico bem-feito, o indivíduo sairá com uma prescrição efetiva para a solução do problema.

Foto: Daenin | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Hazal Ak/iStock