5 ácidos que ajudam a tratar manchas na pele

Foto: VLG/iStock

As manchas na pele podem ser ocasionadas por diversos fatores, como acne, queimadura, exposição solar, alterações hormonais, envelhecimento etc. Geralmente, o escurecimento ocorre devido a uma anormalidade na pigmentação natural da pele. No entanto, algumas delas são amenizadas e, até mesmo, tratadas com o uso de alguns tipos de ácidos. A seguir, confira os mais indicados!

Foto: Irina Kvyatkovskaya | Shutterstock

1. Ácido azelaico

Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, o ácido azelaico é uma opção terapêutica que pode ser usada, inclusive, na gestação para prevenir, melhorar, controlar e clarear o melasma. "Esse ácido age nas células produtoras de pigmento (melanócitos), interrompendo essa atividade e seu desenvolvimento [...]", diz a médica.

Foto: Dmytro Buianskyi | Shutterstock

2. Ácido retinoico

Esse ácido é indicado para melhorar a renovação celular, o que "elimina" as células manchadas da superfície. "Por esse efeito de renovação, ele pode ser usado em associação a outras substâncias clareadoras com o benefício de trazer à superfície células sem manchas", afirma a médica. 

Foto: Anna Tretyak | Shutterstock

3. Ácido glicólico

Conforme a Dra. Mônica Aribi, o ácido glicólico pode ser um complemento para atuar contra as manchas, na medida em que diminui a espessura da pele e facilita o trabalho de substâncias clareadoras.

Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock

4. Ácido kójico

O ácido kójico, derivado de várias espécies fúngicas, é considerado extremamente importante para o tratamento de manchas. "Ele é um potente despigmentante natural e inibe a ação da tirosinase, promovendo a diminuição da formação de pigmento [...]", explica a Dra. Mônica Aribi.

Foto: Alliance Images | Shutterstock

5. Ácido ascórbico

Esse ácido uniformiza o tom de pele e tem duas ações importantes no clareamento: "inibe a atividade da enzima tirosinase, responsável pela síntese de melanina, e tem efeito protetor da radiação UV, já que a fotoexposição gera espécies reativas de oxigênio, que desencadeiam a produção de pigmentos na pele", diz a dermatologista. 

Foto: Darya Lavinskaya | Shutterstock

Consulte um dermatologista

A Dra. Mônica Aribi ressalta que consultar um dermatologista é fundamental antes de utilizar os ácidos na pele, pois, além de recomendar o tratamento adequado, o especialista pode indicar também o uso de lasers de baixa potência, que ajudam a tratar as manchas.

Foto: Studio Romantic | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Irina Kvyatkovskaya | Shutterstock