Sem receita pronta
"Nada de usar roupa uma ou duas vezes e colocar na máquina", alerta a consultora de estilo Olívia Paixão em um de seus vídeos nas redes sociais. Mas ela não se preocupa em definir um número, afinal "cada caso é um caso".
Foto: Pixabay
Flexível
Ao Terra Você, Olívia afirma que o ideal é lavar o mínimo de vezes possível para conservar o material da peça, mas "uma pessoa que mora em Salvador ou Belém terá necessidades diferentes de uma outra que mora em Santa Catarina ou São Paulo", pondera.
Foto: Annie Spratt/ Unsplash
Nem tanto nem tão pouco
Essa mesma relativização cabe ao fator rotina: a pessoa em questão trabalha em escritório ou home office; anda de transporte público ou privado; fica em cômodos climatizados ou ambiente natural?
Foto: Tutu/ Unsplash
É jeito
"Mais do que a quantidade de vezes, é sobre o modo como essa peça é lavada", defende. Ela recomenda a lavagem em água fria e corrente, utilizando sabão para peças finas, ativando o modo mais delicado da máquina para tecidos que demandam mais cuidado e, sempre que necessário, usando um saquinho protetor.
Foto: iStock
Não se mistura
De acordo com Olívia, roupas "lavadas demais" se desgastam, com o rompimento das fibras têxteis que compõem o tecido. Há ainda o risco de manchar a peça quando se lava roupas brancas e coloridas juntas, por exemplo.
Foto: iStock
No corpo
Alguns cuidados durante o uso incluem não passar desodorante e perfume já usando a peça. "É melhor passar primeiro [o produto], esperar secar e depois vestir a roupa. Ter mais atenção aos locais onde se senta também é uma dica", aconselha Olívia.
Foto: iStock
No armário
Atenção para a forma de guardar a roupa: a consultora afirma que os cabides devem manter a forma das peças, e as malhas devem ser dobradas ou enroladas em gavetas.
Foto: Keagan Henman/ Unsplash
Misturinha
Ela sugere que se misture vinagre (25ml) e álcool (25ml) à água (200ml) para borrifar nas partes da roupa onde mais se acumular cheiro. Depois, é só deixar o ar circular e guardar a peça de volta no armário.
Foto: Cam Morin/ Unsplash
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Pixabay