A vida nas 'Melhores cidades do planeta'

Um estudo conduzido pela The Economist Intelligence Unit feito com 173 países comprovou que a qualidade de vida voltou a aumentar no mundo após o período da pandemia de Covid-19.

Foto: Charles Postiaux pexels

Em particular, o patamar geral de bem-estar atingiu seu ápice nos últimos 15 anos, conforme revelado pelo Índice Anual de Habitabilidade Global.

Foto: Tim Mossholder Unsplash

O estudo tem com base diversos critérios, tais como estabilidade, saúde, aspectos culturais e ambientais, educação e infraestrutura. Veja agora como é viver em algumas das cidades consideradas as melhores do mundo!

Foto: montagem / unplash / pexels

Viena, Áustria: A capital austríaca é uma das cidades que mais figuram o primeiro lugar das melhores para se viver. Nos últimos anos ela só perdeu o posto em 2021, por conta dos impactos da pandemia.

Foto: tookapic por Pixabay

A cidade histórica possui um sistema de transporte público confiável e escolas acessíveis para crianças, além de oferecer facilidades para chegar a cafés, teatros e até mesmo vinícolas mais distantes.

Foto: Jacek Dylag Unsplash

Há quem destaque que a qualidade de vida na cidade é enriquecida pela sua vasta herança cultural e uma ampla variedade de atividades disponíveis.

Foto: Mihai Vlasceanu pexels

A cidade também é conhecida por seu legado musical. Compositores famosos como Mozart, Beethoven e Strauss viveram e trabalharam em Viena.

Foto: Sami Ullah Unsplash

Além disso, a capital austríaca é considerada uma cidade extremamente segura, com baixíssimos índices de criminalidade, o que contribui para um ambiente tranquilo e pacífico para se viver.

Foto: Imagem de andreas N por Pixabay

Melbourne, Austrália: Assim como Viena, Melbourne também perdeu posição durante a pandemia, mas não demorou muito para retomar o terceiro lugar na lista das melhores cidades para se viver.

Foto: Imagem free de Rolf Loosli por Pixabay

Melbourne obteve a pontuação mais alta do país em cultura e meio ambiente, características amadas pelos moradores locais. Isso se reflete na variedade de culinária, eventos culturais e festivais que acontecem todo ano.

Foto: Donaldytong wikimedia commons

Os moradores de Melbourne apreciam um estilo de vida ao ar livre, graças aos seus belos parques, jardins e espaços públicos. As praias próximas também proporcionam opções de lazer e relaxamento.

Foto: Jane Slack-Smith Unsplash

A cidade australiana possui um sistema de transporte público eficiente, incluindo trens, bondes e ônibus, tornando a locomoção fácil e agradável.

Foto: Daniel Pelaez Duque Unsplash

Conhecida como a capital cultural da Austrália, Melbourne abriga diversas galerias de arte, teatros, cinemas e eventos culturais, tornando-se um paraíso para os amantes das artes.

Foto: Mavluda Tashbaeva pexels

Vancouver, Canadá: Vancouver é a melhor colocada (5º) das três cidades canadenses que figuram as 10 primeiras colocadas no ranking das melhores do mundo para se viver (as outras são Calgary em 7º e Toronto em 8º).

Foto: Lukas Kloeppel pexels

Vancouver desfruta de um clima ameno durante todo o ano, o que torna as estações mais suaves em comparação com outras regiões do Canadá. Isso permite que os moradores aproveitem atividades ao ar livre em todas as épocas.

Foto: Lee Robinson Unsplash

Além disso, a cidade é cercada por uma paisagem espetacular, com montanhas, florestas e o Oceano Pacífico. A proximidade da natureza oferece inúmeras oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas, esportes aquáticos e esqui.

Foto: Aditya Chinchure Unsplash

Vancouver é um importante centro econômico e um hub de indústrias como tecnologia, cinema e turismo. A cidade é famosa por oferecer diversas oportunidades de emprego e é ótima para quem quer empreender.

Foto: Jeremy Lee pexels

Como se não bastasse, a cidade canadense é conhecida por suas iniciativas sustentáveis e compromisso com o meio ambiente. Vancouver busca constantemente promover práticas ecológicas e preservar suas belezas naturais.

Foto: Jan Canty Unsplash

Osaka, Japão: A única cidade asiática a figurar no top 10, Osaka obteve uma pontuação 100 em estabilidade, atendimento médico e educação.

Foto: Juliana Barquero Unsplash

A cidade é conhecida como a capital gastronômica do Japão e é famosa por seus pratos saborosos, incluindo okonomiyaki (panqueca salgada), takoyaki (bolinhos de polvo) e uma variedade de pratos de frutos do mar frescos.

Foto: Satoshi Hirayama pexels

O sistema de transporte público em Osaka é considerado altamente desenvolvido e eficiente, com uma ampla rede de metrôs, trens e ônibus que facilitam a locomoção pela cidade e região metropolitana.

Foto: Mike Swigunski Unsplash

Uma das maiores qualidades vista pelos residentes locais de Osaka é o custo de vida barato. Sair para jantar em restaurantes todos os dias é algo comum e acessível.

Foto: Thomas Marban Unsplash

Os habitantes de Osaka são conhecidos por sua hospitalidade e espírito acolhedor. A cidade tem uma atmosfera naturalmente amigável, o que torna mais fácil para os estrangeiros se adaptarem à vida por lá.

Foto: Bagus Pangestu pexels

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Charles Postiaux pexels