Registro em 2022
O Brasil registrou 1,2 milhão de pessoas vivendo sem nenhum banheiro ou sanitário, enquanto 5,4 milhões residiam em lares com quatro banheiros ou mais, de acordo com dados do Censo divulgados pelo IBGE.
Foto: Foto:Istock
Ranking
Confira a lista com os 5 Estados com a menor taxa de banheiros privativos no País
Foto: Foto:Istock
Piauí
De acordo com o último Censo do IBGE, o Estado lidera a taxa mais alta de domicílios sem banheiros sanitários, atingindo um total de 5% da população. O Piauí é reconhecido por sua rica cultura, festivais tradicionais, música e culinária típica. No entanto, o Estado enfrenta desafios socioeconômicos, como a falta de infraestrutura.
Foto: Foto:istock
Acre
Marcando 3,8% da população sem domicílios com banheiros privativos, o Acre ficou em segundo lugar na lista. Embora seja reconhecido por sua rica biodiversidade, com vastas áreas de floresta amazônica, o Estado enfrenta atualmente desafios socioeconômicos, como a falta de infraestrutura e questões relacionadas à preservação ambiental.
Foto: Foto:Istock
Maranhão
Também com 3,8% da população sem domicílios com banheiros privativos, o Maranhão destaca-se por sua rica diversidade cultural, influenciada pela fusão de etnias e tradições indígenas, africanas e europeias. Embora seja rico em diversidade, o Estado ainda enfrenta desafios significativos relacionados à desigualdade social, pobreza e infraestrutura em algumas regiões.
Foto: Foto:Istock
Roraima
O Estado da região Norte do Brasil, que faz fronteira com a Venezuela e Guiana, registrou 3,7% da população sem domicílios com banheiros privativos, ocupando o quarto lugar nesse ranking. Sua economia é baseada na agropecuária, mineração e comércio, com destaque para arroz, milho e carne bovina. Contudo, enfrenta desafios socioeconômicos como infraestrutura precária, questões de saúde indígena e conflitos territoriais com comunidades tradicionais.
Foto: istock
Tocantins
Mais novo Estado do País, o Tocantins registrou 3,8% da população sem domicílios com banheiros privativos, ocupando o quinto lugar no ranking. Sua economia diversificada destaca-se na agropecuária, mineração, indústria e turismo, porém, enfrenta desafios socioeconômicos, como falta de infraestrutura e questões ambientais.
Foto: istock
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: istock