'Arca de Noé das Sementes' pode salvar a humanidade

Diversidade do plantio global está armazenada por lá

Foto: Crop Trust/Reprodução

No Ártico

No distante e gelado arquipélago de Svalbard, na Noruega, 1300 km ao sul do Polo Norte, está localizado o Cofre Global de Sementes de Svalbard.

Foto: Reprodução/Google Maps

Banco

O cofre também conhecido como 'Arca de Noé das Sementes', 'Cofre do Fim do Mundo' ou 'Cofre do Apocalipse'. Ele é uma espécie de 'banco reserva' de sementes vitais para a preservação da biodiversidade das culturas na natureza, garantindo que diferentes espécies de plantas possam sobreviver mesmo frente aos piores cenários (guerras, pragas, mudanças climáticas etc).

Foto: Crop Trust/Reprodução

Fundação

Construído em 2008 por meio de uma parceria entre o governo norueguês, organização internacional Global Crop Diversity Trust e a Fundação Bill & Melinda Gates, a obra custou aproximadamente US$ 8,8 milhões (R$ 43 milhões na cotação atual).

Foto: Crop Trust/Divulgação

Construção

O cofre fica a 130 metros acima do nível do mar e foi construído no formato de um longo túnel que avança para o interior de uma montanha de arenito, onde a temperatura é de -4ºC e o solo nunca descongela. A estrutura tem 145 metros de comprimento e 10 de largura, sendo que parte dela é revestida com aço.

Foto: Crop Trust/Divulgação

Cuidados

Após a entrada especial, há uma porta que separa a área em que a sementes ficam armazenadas. Lá, a temperatura é ainda mais fria, registrando -18ºC.

Foto: Crop Trust/Reprodução

Quantidade

Atualmente, mais de 1, 2 milhão de amostras de sementes de quase todos os países do mundo estão no cofre. A capacidade, no entanto, é maior: 4,5 milhões de variedades de espécies podem ser armazenadas. Cada pacote possui, em média, 500 sementes. Eles são embalados, lacrados e colocados em caixas de plástico etiquetadas.

Foto: Crop Trust/Reprodução

Durabilidade

A baixa temperatura e o nível de umidade encontrados no Cofre Global de Sementes de Svalbard mantém as sementes viáveis ​​por décadas, séculos ou, em alguns casos, milhares de anos.

Foto: Wikipedia/Reprodução

Local isolado

A região de Svalbard foi escolhida por ser remota, mas acessível, e segura. A arca está a 130 metros acima do nível do mar, o que garante segurança contra possíveis inundações, em uma área geologicamente estável (sem risco de terremotos), e naturalmente fria, o que oferece congelamento natural.

Foto: Crop Trust/Divulgação

Brasileiro

O Cofre Global de Sementes de Svalbard não é o único banco de sementes do mundo. O quinto maior é o Banco de Sementes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Brasília. Ele conta com mais de 120.000 amostras de mais de mil tipos de alimentos.

Foto: Crop Trust/Divulgação

Síria

Em 2015, o banco já mostrou a sua importância quando enviou amostras de sementes (de trigo, grão-de-bico, entre outras) para a Síria, onde foram plantadas após anos de devastação provocados pela guerra civil no país.

Foto: Crop Trust/Reprodução

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images