Papel toalha, caixa de pizza: coisas que você acha que são recicláveis, mas não são

Há tipos de plástico, metais e vidros que não podem ser reciclados; confira

Foto: MediaProduction/Getty Images

Caixa de pizza...

...guardanapo e papel toalha são itens que, por estarem sujos com óleo ou comida, não são reciclados, pois podem contaminar o processo.

Foto: Yevgen Romanenko/Getty Images

Recipientes de isopor

Segundo a Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Santa Catarina, copos e embalagens de isopor podem ser reciclados desde que não contenham mais o líquido dentro, nem resto de alimentos.

Foto: PJB/Getty Images

Papéis encerados ou impermeabilizados

Esses papeis são aqueles utilizados para embrulhar lanches de redes de fast-food. A separação das fibras de celulose é feita com água e, se o líquido não consegue penetrar no papel e enfraquecer a ligação entre as fibras, a reciclagem não é viável. Também são descartados no lixo comum o papel manteiga, usado na cozinha, e o papel vegetal.

Foto: Mypoppet/Getty Images

Esponjas de limpeza

Essas esponjas sintéticas são fabricadas com poliuretano, que é plástico termorrígido que, após a moldagem, não retorna às suas características originais. Por essa razão, a reciclagem é mais difícil.

Foto: Jonathan Knowles/Getty Images

Vidro de box

O vidro temperado, utilizado em banheiros e janelas, é menos perigoso em caso de quebra, pois se fragmenta em pequenos pedaços, sem bordas cortantes, minimizando o risco de ferimentos. Porém, essa resistência que o torna seguro para uso doméstico também dificulta sua reciclagem.

Foto: Mariana Silvestre/Getty Images

Espelho

É um material difícil de ser reciclado, pois é constituído por uma camada de prata, alumínio ou uma mistura de estanho. Separar esses componentes do vidro é oneroso e poucas empresas realizam esse processo. O ideal é maximizar o uso desse material e, quando necessário descartá-lo, entrar em contato com o fabricante para verificar a possibilidade de recolhê-lo.

Foto: Getty Images

Palha de aço

Usada para limpeza pesada de panelas, deve ser descartada no lixo comum. No entanto, embora não seja biodegradável, a palha de aço se degrada sem causar impacto ambiental.

Foto: Getty Images

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Yagi Studio/Getty Images