Quais são as 5 cidades com pior qualidade do ar no Brasil?
Dados são da empresa suíça IQAir, que mantém uma rede de monitoramento da poluição do ar em todo o planeta.
Foto: Reprodução/Rede Amazônica
5. Brasiléia
Também localizada no Acre, Brasiléia ocupa a 5ª posição no quesito pior qualidade de ar no Brasil. A cidade destaca-se pelo comércio e pela agricultura. Sua posição estratégica na fronteira com a Bolívia contribui para a dinâmica econômica da região.
Foto: Governo do Acre
4. Rio Branco
Na quarta posição está a capital do Acre. A cidade, que foi impactada por queimadas, fumaça, clima seco e falta de chuvas, chegou a registrar neste ano níveis de poluentes no ar cinco vezes superiores ao padrão considerado ideal.
Foto: Getty Images
3. Senador Guiomard
Em terceiro na lista está Senador Guiomard, no Acre, que também enfrenta desafios ambientais, incluindo desmatamento e queimadas. A cidade é conhecida por sua produção agrícola, especialmente na área de pecuária.
Foto: Prefeitura de Senador Guiomard
2. Porto Velho
Porto Velho, capital de Rondônia, é um centro urbano e econômico essencial, notável pela agroindústria que impulsiona o desenvolvimento econômico regional. No entanto, a cidade enfrenta desafios ambientais, incluindo desmatamento, queimadas e preocupações com poluição hídrica, com impactos adversos na biodiversidade e qualidade do ar.
Foto: Getty Images
1. Acrelândia
A cidade de Acrelândia, situada no estado do Acre, ostenta a liderança nacional pela pior qualidade do ar. Com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, este município, inserido na região do bioma Amazônico, sofre consideravelmente devido às frequentes queimadas e à devastação da floresta.
Foto: Prefeitura de Acrelândia
Terra Planeta 🌍
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Estadão Conteúdo