Entenda 5 problemas que as mudanças climáticas causam na América Latina
Região é afetada por eventos climáticos extremos
Foto: REUTERS/Bruno Kelly
Clima extremo
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que o aquecimento global e o aumento do nível do mar provoca eventos extremos cada vez mais graves na América Latina. Entenda os riscos que esses eventos trazem à região.
Foto: Estadão Conteúdo
Tempestades e furacões
Principalmente na América Central, os furacões passaram a afetar mais áreas do interior e causaram consequências graves. Em áreas do Caribe e Cuba, houve perda de terras de cultivo após a passagem do furacão Ian em 2022.
Foto: Ansa
Aumento do nível do mar
A elevação ganhou força na América do Sul e ameaça populações costeiras com inundações e erosões, além de contaminar aquíferos de água doce.
Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna/Estadão Conteúdo
Derretimento das geleiras
A Cordilheira dos Andes teve perda quase total da cobertura de neve em sua região central no verão de 2022, o que causou a aceleração do derretimento do gelo e ameaça à segurança hídrica de milhões de pessoas.
Foto: Getty Images/David Silverman
Enchentes e deslizamentos
Chuvas intensas e deslizamentos causam perdas humanas e econômicas em toda a região. Em 2023, o Sul do Brasil sofreu com inundações que deixaram 5 mortos e 23 mil desabrigados no Rio Grande do Sul.
Foto: Estadão Conteúdo
Secas intensas
Por outro lado, as mudanças climáticas intensificam períodos de seca, que afetam populações e a fauna, além de propiciar queimadas e incêndios. No Norte do Brasil, a estiagem provocou baixas recordes no Amazonas e deixou milhares de moradores desabastecidos.
Foto: REUTERS/Bruno Kelly
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Estadão Conteúdo