São Paulo em 79ª posição
São Paulo é a única cidade do Brasil que aparece entre os 100 municípios com pior qualidade do ar do mundo. O centro financeiro está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Veja a seguir o top 10 do ranking internacional!
Foto: Getty Images
10. Mumbai, Índia
Aparecendo em 10ª na lista devido a seu ar "pouco saudável", Mumbai, anteriormente conhecida como Bombaim, é a capital financeira da Índia. É uma metrópole movimentada, lar da indústria cinematográfica de Bollywood e de pontos turísticos como a Porta da Índia.
Foto: Getty Images
9. Jakarta, Indonésia
Com um ar "pouco saudável", Jakarta, a capital da Indonésia, é uma metrópole agitada e diversificada. A cidade combina modernidade e tradição, apresentando arranha-céus contemporâneos e mercados tradicionais. Além de ser um centro financeiro crucial no Sudeste Asiático, oferece uma rica mistura de culturas, refletida em sua culinária variada.
Foto: Getty Images
8. Sarajevo, Bósnia Herzegovina
Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina, conhecida por sua rica herança cultural e histórica, evidenciada pela diversidade religiosa e arquitetura única. No entanto, também tem um ar "pouco saudável".
Foto: Getty Images
7. Ulan Bator, Mongólia
A capital da Mongólia está localizada no planalto central do país, a uma altitude significativa, ela é conhecida por seu clima rigoroso, com invernos extremamente frios. É o epicentro cultural, econômico e político do país. Está entre as cidades com ar "pouco saudável".
Foto: Getty Images
6. Chengdu, China
Chengdu está localizada na província de Sichuan, no sudoeste da China. Importante centro econômico, Chengdu é uma cidade-chave na iniciativa "One Belt, One Road" do país, com foco em tecnologia, manufatura e setor de serviços. Seu ar é apontado como "pouco saudável".
Foto: Getty Images
5. Karachi, Paquistão
É a cidade mais populosa do Paquistão e a capital da província de Sinde. É o centro financeiro, comercial e portuário do país. O ar de sua região é classificado como "pouco saudável".
Foto: Getty Images
4. Daca, Bangladesh
É a capital e maior cidade de Bangladesh. É um importante centro cultural e econômico, conhecido por sua agitação urbana, mercados coloridos e arquitetura diversificada. No município, o ar também está na classificação de "muito prejudicial à saúde".
Foto: Getty Images
3. Deli, Índia
A capital da Índia e uma das cidades mais antigas do mundo. Abriga monumentos históricos, como o Qutub Minar, a Mesquita Jama Masjid e o Forte Vermelho. O ar da cidade também é apontado como "muito prejudicial à saúde".
Foto: Tim Graham/Getty Images
2. Calcutá, Índia
É uma das maiores cidades da Índia. O local é um centro cultural e intelectual, famoso por eventos literários, arte e arquitetura colonial. No levantamento, a qualidade de seu ar aparece como "muito prejudicial à saúde".
Foto: Peter Adams/Getty Images
1. Lahore, Paquistão
É a segunda maior cidade do Paquistão e é conhecida por sua rica história cultural e arquitetura, incluindo o famoso Badshahi Mosque e o Lahore Fort. Segundo a IQAir, a qualidade do ar do município é classificada como "perigosa".
Foto: Muhammad Aqib/Getty Images
Terra Planeta 🌍
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Getty Images