7 árvores nativas da Mata Atlântica que é possível plantar em casa

Veja os benefícios de se plantar árvores nativas de sua região

Foto: Reprodução

Escolha da muda

As árvores nativas da região em que você vive são a melhor opção na hora de escolher uma muda para plantar em casa. Elas se adaptam mais facilmente ao solo, vão servir como fonte de alimento e, ou, abrigo para animais locais, e ajudam no combate ao Aquecimento Global. A seguir, confira 7 plantas nativas da Mata Atlântica que podem ser plantadas em diferentes partes do País.

Foto: Reprodução

Jatobá

O jatobá é uma árvore imponente que pode chegar a ter 40 metros de altura. Conhecido pelo fruto e propriedades medicinais, a planta não é exclusiva da Mata Atlântica e pode ser encontrada também no Cerrado, na Amazônia e Pantanal.

Foto: Reprodução

Juçara

A esbelta espécie de palmeira pode atingir mais de 20 metros de altura. Exclusiva da Mata Atlântica, ela gosta de regiões úmidas e é muito utilizada em plantios de reflorestamento.

Foto: Reprodução

Embaúba

Embaúba pode chegar a 15 metros de altura. Conhecida por ser pouco exigente quanto ao solo, ela é bastante popular na recuperação de áreas desmatadas. A planta também possuem frutos que servem como alimento para diferentes espécies de aves.

Foto: Reprodução

Manacá-da-Serra

O Manacá-da-Serra é mais popular nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. De porte médio, chegando até 12 metros de altura, ela é conhecida pela floração colorida que surge no inverno.

Foto: Reprodução

Figueira

Conhecida pela grandiosidade, a Figueira precisa de espaço. A Mata Atlântica é lar de ao menos 15 das mais de 700 espécies de Figueiras. Elas são consideradas sagradas por diferentes povos e culturas e servem também de abrigo para inúmeras espécies.

Foto: Reprodução

Copaiba

A Copaíba pode medir de 5 a 35 metros de altura. A espécie, que tem uma brotação rosada e avermelhada, é conhecida pelas propriedades medicinais principalmente pelo óleo.

Foto: Reprodução

Louro Pardo

Com flores brancas pequenas e perfumadas, o Louro Pardo pode atingir de 10 a 20 metros. Apesar de ser encontrado em diferentes partes do Brasil e da Mata Atlântica, a espécie é mais sensível ao frio. Por isso, a recomendação é que ela seja plantada em locais com temperatura média igual ou superior a 18 ºC.

Foto: Reprodução

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/Instagram