Transamazônica: do sonho de um 'novo Brasil' ao pesadelo

O Brasil é riquíssimo em recursos naturais e tem em seu território o "pulmão do mundo", com a Floresta Amazônica, mas o país sofre com o desmatamento ilegal e o garimpo.

Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Outro problema brasileiro, principalmente na região amazônica, é a invasão de terras indígenas, muitas vezes com disputas sangrentas.

Foto: Arquivo/ag. Brasil

Criada para abrir a região norte com o resto do país, a Rodovia Transamazônica acabou "ajudando", ao longo dos anos, a expandir atividades criminosas, como desmatamento e garimpo, na região florestal.

Foto: Marco Santos/Ag. Pará

A Rodovia Transamazônica, ou BR-230, foi criada no período do governo militar e inaugurada em agosto de 1972 pelo presidente Médici.

Foto: Reprodução YouTube/Arquivo Nacional

Sua construção era bastante complexa, com alto custo para o governo. Em período de chuva, fica impossível passar por alguns trechos por conta da lama.

Foto: Reprodução YouTube/Inverno na Transamazônica

Sem a infraestrutura devida, a rodovia se tornou sinônimo de facilitação para o transporte de madeira ilegal, desmatamento, grilagem e garimpagem.

Foto: Arquivo/ag. nacional

A Transamazônica corta o país no sentido leste-oeste, tem seu km 0 na cidade litorânea de Cabedelo, na Paraiba, e vai até Lábrea, no estado do Amazonas.

Foto: Arte/Wikipedia

Uma curiosidade da Transamazônica é que mais de um terço do seu trecho está situado no território do Pará.

Foto:

Promessas não cumpridas, desmatamento da floresta, violações de direitos... A Transamazônica, para muitos, é considerada um grande fracasso do governo militar como legado para o país.

Foto: Reprodução - Polícia Rodoviária Federal

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Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil