Tempestades geladas: As maiores nevascas da história

Tempestades de neve estão entre as maiores preocupações em diversas regiões frias do mundo. Veja as maiores nevascas da história.

Foto: reprodução TV

Vale ressaltar que trata-se de um fenômeno que tem casos bem recentes, embora com a tecnologia seja possível prever com mais precisão as ocorrências climáticas. Em dezembro de 2022, por exemplo, mais de 60 pessoas morreram numa tempestade de neve, que tornou o fim de ano dramático em 9 estados nos EUA.

Foto: kanenori pixabay

O mês de março, historicamente, marcou a ocorrência de duas grandes nevascas que estão entre as maiores de todos os tempos.

Foto: uknowgayle pixabay

No dia 11/3/1888, uma forte tempestade de neve atingiu Nova York, Nova Jersey, Massachusetts e Connecticut. O fenômeno foi tão intenso que marcou um recorde histórico. A camada de neve chegou a 1,27 metro.

Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons

O sistema ferroviário teve que ser encerrado. Moradores ficaram confinados dentro de suas casas por uma semana. Além da queda de neve, os ventos gelados chegaram a 72 km/h.

Foto: Domínio Público

Em 1993, entre 12 e 14 de março, ocorreu o que se chama "Tempestade do Século" nos EUA. Foi uma catástrofe que atingiu também Cuba e Canadá, atravessando os Estados Unidos e deixando 310 mortos. Mais de 100 milhões de pessoas foram afetadas e o prejuízo chegou a US$ 6 bilhões.

Foto: Reprodução do site greelane.com/pt/ciência-tecnologia-matemática/ciência

Moradores de áreas frias já são treinados para casos de emergência envolvendo nevascas, que costumam juntar a queda de neve com vendavais fortes e gelados.

Foto: reprodução CNN Brasil

Em 1959, uma tempestade despejou enorme volume de neve no Monte Shasta, na Califórnia. Por sorte, a maior quantidade caiu em trechos despovoados. Moradores de áreas próximas, acostumados ao clima gelado com ventos frequentes, souberam se proteger e não houve vítimas. Mas a neve atingiu 4,8 metro em certos pontos.

Foto: Reprodução do site gazetanews.com/noticias/eua

Em 1977, uma nevasca com ventos de 72 km/h - e rajadas de 120 km/h - atingiu a cidade de Buffalo (EUA). O lago Erie, que já estava congelado, ficou coberto por uma grossa camada de neve. Houve 29 mortes. A espessura da neve superava a altura das pessoas em vários locais.

Foto: Reprodução do site kamnedelmiass.ru/pt

Em janeiro de 2022, uma forte tempestade de neve nos EUA provocou o fechamento de estradas, cancelamento de milhares de voos e interrupção de aulas e serviços.

Foto: reprodução CNN Brasil

O Central Park, um dos mais famosos pontos turísticos de Nova York, ficou tomado pela neve.

Foto: publicodmainpictures pixabay

Em fevereiro (2022), uma forte tempestade de inverno provocou o engavetamento de mais de 100 carros na rodovia interestadual 39 - que liga Illinois a Wisconsin - nos Estados Unidos.

Foto: reprodução redes sociais The Sun

Outros países pelo mundo também enfrentam nevascas com alguma frequência.

Foto: wal pixabay

Em fevereiro (2022), 16 pessoas morreram congeladas dentro de carros que ficaram presos numa nevasca no Paquistão.

Foto: reprodução RecordNews

Em 2008, uma nevasca no condado de Lhunzefoi, no Tibete, durou 36 horas, afetando pessoas e animais. O volume de neve foi tão grande que alguns prédios desmoronaram. Sete pessoas morreram. As estradas foram fechadas e equipes de resgate levaram mantimentos para as vítimas da tempestade.

Foto: Reprodução do site kamnedelmiass.ru/pt

Em Portugal, quando neva com muita intensidade, a estrada da Torre, na Serra da Estrela, fica inacessível aos turistas. Em janeiro de 2007, houve uma nevasca bem forte e a situação demorou a se normalizar.

Foto: Roger Amaral Moraes wikimedia commons

Grandes nevascas também inspiram o cinema. A atriz Naomi Watts estrela o filme "Infinite Storm" (Tempestade Infinita", 2022).

Foto: Divulgação

Baseada em uma história real, a trama mostra Pam Bales (Naomi Watts), enfermeira e guia de montanha que foi surpreendida por uma tempestade no Monte Washington e teve que lutar pela sobrevivência, ao lado de um homem (Billy Howle) que ela encontrou pelo caminho..

Foto: Reprodução redes sociais Arquivo Pessoal

O Brasil, por ser um país de clima tropical, não costuma ter neve. Mas a Região Sul, mais fria, já foi atingida por tempestades de neve. E o estado de Santa Catarina é referência nesse assunto.

Foto: Divulgação Bampi

A maior nevasca ocorreu em 20/7/1957, quando nevou por sete horas ininterruptas em São Joaquim, na Serra. A neve cobriu a cidade e foi necessário enviar socorro com mantimentos jogados por aviões para ajudar a população isolada.

Foto: Reprodução do site nsctotal.com.br/noticias/nevasca-historica-santa-catarina

Naquele mês, com os termômetros chegando a marcar nove graus negativos, as estradas ficaram bloqueadas e os telhados das casas acumularam 20 cm de neve.

Foto: Divulgação Bampi

As pessoas ficavam perto dos fogões, e as ruas ficaram desertas. A temporada de geadas - embora depois com menos impacto - se prolongou por três meses na região.

Foto: Reprodução do site saojoaquimonline.com.br/climaterra

Em 5/6/1988 outra nevasca atingiu São Joaquim. A neve ultrapassou mais de 1,50 metro em alguns locais. Moradores enfrentaram ventos fortes e a neve chegou a 30 cm em pleno centro da cidade,

Foto: Caio Cesar wikimedia commons

Em 2013, 100 municípios de Santa Catarina tiveram queda de neve. O morro do Cambirela (foto) e montanhas próximas, na área continental da Grande Florianópolis, ficaram pintados de branco.

Foto: Daniel Queiroz wikimedia commons

Municípios do Rio Grande do Sul também têm neve de vez em quando. Em Caxias do Sul, nevou em 27/8/2013 e o Parque de exposições da Festa da Uva ficou tomado pelo gelo.

Foto: Tetraktys wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução TV