'Saco-de-velho': conheça planta que deixou Ana Maria Braga sem fôlego no Mais Você

Planta pode ser encontrada em quase todo o Brasil

Foto: Reprodução/ TV Globo

Gargalhadas

A apresentadora Ana Maria Braga começou o 'Mais Você' desta sexta, 22, brincando com um arranjo que estava em cima de sua mesa. Ela não conseguiu segurar o riso ao comentar a aparência da planta.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Nome popular

"Sabe como eu chamo? Até a Maria sabe. Sabe como eu chamo? 'Saco-de-velho'", disse Ana, aos risos.

Foto: Angélica Reis/ flickr

Origem do nome

O nome se refere aos frutos inflados e esféricos, nas cores verde ou amarelo, e com superfície cheia de cerdas.

Foto: Flávio Cruvinel Brandão/ flickr

Nome científico

Mas o nome científico da planta é Asclepias physocarpa, em homenagem ao deus grego da cura, Asclépio, popularmente conhecido como Esculápio. Apesar da referência, não há comprovações sobre suas propriedades medicinais.

Foto: Robson Ramos/ flickr

Planta-borboleta

A reprodução da espécie é feita por sementes, o que é importante para a polinização, pois acaba atraindo lagartas e borboletas. Por esse motivo, também é chamada de planta-borboleta.

Foto: Robson Ramos/ flickr

Decoração

O arbusto é usado na decoração em arranjos secos. Porém, é preciso ter cuidado ao manuseá-lo, pois seus ramos, quando cortados, liberam uma seiva leitosa que, se ingerida, é venenosa para humanos e animais.

Foto: FABIAN KRONENBERGER/ flickr

Perene

A saco-de-velho é um arbusto perene, ou seja, vive por mais de dois anos, mas exige poda regular no inverno para não perder o seu formato. A espécie pode atingir entre 1m e 2m de altura, e sua folhagem é ramificada e macia.

Foto: Claudio Pereira/ flickr

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Rodolfo Ward/ flickr